Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Pessoas em situação de rua são retiradas do Terminal do Centro

Nesta última terça-feira (7), a Guarda Civil desmontou uma estrutura montada de maneira improvisada por pessoas em situação de rua no Terminal Rodoviário do Centro. Pelo menos seis pessoas – sendo um do Rio – estavam no local e utilizavam até um fogareiro. O grupo já vinha sendo abordado por equipe da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), mas insistia em manter a estrutura no local.

Além da equipe da Guarda Civil, assistentes sociais e psicólogos da Setrac estiveram no terminal pedindo que o grupo aceite acolhimento no Núcleo de Integração Social (NIS), espaço reformado recentemente onde encontram, além de abrigo e alimentação, toda a orientação e apoio para o retorno ao mercado de trabalho e restabelecimento de vínculos familiares. Quando as pessoas são de fora da cidade, a Setrac faz contato com os órgãos de assistência social do município de origem e garante apoio para o retorno à cidade de origem.

“Também explicamos a eles sobre o Centro Pop, onde podem passar o dia. É um espaço seguro, onde podem tomar banho, recebem roupas, se alimentam e encontram área para lazer, área para descanso e são convidados a participar de atividades. A maioria inclusive já conhece o espaço e o frequenta”, explicou a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Adriana Kreischer.

Ela lembrou, ainda, que, apesar do trabalho realizado pela secretaria, há pessoas que rejeitam a abordagem. “Verificamos que algumas pessoas rejeitam a abordagem porque querem ficar na rua. Elas acabam recebendo a ajuda (com dinheiro) de algumas pessoas e isso, para eles, torna a rua mais atrativa. O que fazemos é trabalhar para convencê-las, mostramos que nos importamos com elas, que estamos dispostos e podemos ajudar”, lembrou, acrescentando que em muitos casos as pessoas têm família, mas por razões diversas, o vínculo com os parentes foi quebrado. “Trabalhamos para restabelecer esses vínculos. É um trabalho difícil, de longo prazo, mas muito recompensador”, frisou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).