Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Petrópolis recebe ônibus para atendimento médico à população de rua

Nesta última terça-feira (14), Petrópolis recebeu um ônibus para atendimento médico à população de rua, tornando-se a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a contar com o veículo. A equipe do Programa Consultório na Rua, que é multiprofissional, utilizará o veículo para atendimento clínico e odontológico em toda a cidade – do Centro a Posse. A equipe também recebeu um carro para o deslocamento dos profissionais na abordagem à população de rua.

O Consultório na Rua funciona na cidade desde o fim do ano passado e consiste numa equipe volante, constituída por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em saúde bucal, agente social e médico. A equipe realiza intervenções educativas e psicossociais, e conta com insumos para tratamento de situações clínicas comuns, além de cartilhas e material instrucional, material para curativos, e medicamentos de uso mais frequente.

O ônibus já está em funcionamento e a equipe do Consultório na Rua seguirá um planejamento para realizar o atendimento. “O veículo é itinerante, vamos onde os moradores de rua estão. Também vamos atender aos usuários do Núcleo de Integração Social”, explicou a coordenadora do programa, Viviane Ramos. O Consultório de Rua tem como princípios norteadores o respeito às diferenças, a promoção de direitos humanos e da inclusão social, o enfrentamento do estigma, as ações de redução de danos e a intersetorialidade. O projeto é uma estratégia de ampliação do acolhimento e acesso para usuários de drogas em situação de vulnerabilidade social.

Acolhimento – Devido ao clima frio, com temperaturas abaixo dos cinco graus durante a madrugada, as equipes da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) estão intensificando os trabalhos de abordagem nas ruas da cidade. “Fomos em vários pontos durante a última madrugada, mas infelizmente nem todos querem ir para o NIS. É um trabalho difícil, pois não podemos obrigá-los a ir conosco”, explicou Adriana Kreisher, secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania.

Na madrugada de terça-feira, dois moradores aceitaram ir para o Núcleo de Integração Social. Adriana Kreisher ressaltou que as abordagens irão continuar, em diversos pontos da cidade. “Tentamos sensibilizá-los, mostrá-los que ir para o NIS é melhor que ficar nas ruas”, concluiu.

No NIS, os usuários encontram, além de abrigo e alimentação, toda a orientação e apoio para o retorno ao mercado de trabalho e restabelecimento de vínculos familiares. Quando as pessoas são de fora da cidade, a Setrac faz contato com os órgãos de assistência social do município de origem e garante apoio para o retorno à cidade de origem.

Além do NIS, a Prefeitura oferece também o Centro Pop, onde as pessoas em situação de rua podem passar o dia. É um espaço seguro, onde podem tomar banho, recebem roupas, se alimentam e encontram área para lazer, área para descanso e são convidados a participar de atividades.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).