Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Tecnologia

Empresas reconhecidas internacionalmente demonstram interesse em instalar filiais em Petrópolis

Empresários do Parque Tecnológico da Região Serrana (PTRS) resolveram se unir para driblar a crise enfrentada por todo país e levantar a economia de Petrópolis. A ideia é divulgar o polo de tecnologia da cidade, torná-lo cada vez mais conhecido e atrair novas empresas para a região. O objetivo é gerar novos postos de trabalho e valorizar ainda mais o setor na cidade, que já é referência em tecnologia. O grupo acredita que a área de TI e Telecom representa também uma alternativa para, não só suprir, como superar a queda que os governos tiveram com o petróleo.

almoço de negóciosAs ações já começaram a surtir efeito. Na última semana, duas empresas reconhecidas internacionalmente sinalizaram interesse em instalar filiais na Cidade Imperial. Representantes da YIP, uma operadora de telecomunicações, e da Central 24 horas, um dos principais fornecedores de soluções de Contact Center e TIC do país, estiveram em Petrópolis para uma rodada de negócios. Antes, participaram de um almoço com o prefeito Rubens Bomtempo.

O município se torna atrativo por ter o único Parque Tecnológico do estado e ser o principal formador de mão de obra do setor no Rio. Além disso, conta com incentivos fiscais para empresas de tecnologia, laboratórios de pesquisa, centros e empresas de referência, e ainda abriga o supercomputador da ATOS/BULL, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Segundo Alexandre Macedo, um dos diretores da Info4, empresa que seis anos atrás decidiu apostar em Petrópolis, sabendo do potencial da cidade, os empresários do ramo decidiram buscar alternativas, por conta própria, e estão organizando ações, como fomentar novos negócios, convidar empresários de fora para eventos, etc. “Novas empresas empregam, trazem negócios, fazem girar a economia”.

Em geral, as empresas tiveram uma queda de 30% com a crise enfrentada pelo Brasil. “Estamos organizando ações para reduzir essa crise”, explicou Marcelo Carius, diretor da Neki IT. Já o diretor da Orange, George Paiva, lembrou que a área de tecnologia representa uma saída para recuperar o país. “É um setor que não depende de energias naturais, otimiza os processos já existentes, traz redução de custos”, disse.

Em Petrópolis são mais de 100 empresas de tecnologia, com um faturamento de R$ 700 milhões por ano e mais de mil funcionários.

Um Comentário

  1. Parabéns pela iniciativa dos empresários!

    Em 2003 participei de um projeto de captação para uma empresa que estava no Polo, que infelizmente saiu de Petrópolis. A idéia na época era captar empresas de sofware da India, pais que conheço bem pois fui o primeiro presidente da 1a. Câmara de Comércio Brasil India.

    Também sugeri ao então Secretário de Desenvolvimento. da Cidade ações internacionais com este objetivo, mas a falta de visão internacional dos políticos da terra, esbarram em que sejam feitas estas ações.

    Estou as ordens para colaborar no que for possível para esta captação.

    Roberto A.Nóbrega
    Vice presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior do Rio de janeiro
    http://www.fcce.org.br

    21 9 74690519
    Diretor do portal Exporta Brasil TV

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).