Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Princesa Isabel é tema do encontro do projeto “Fale-me de Petrópolis”

Nesta quarta-feira (20), a Biblioteca do Museu Imperial receberá a pesquisadora Fátima Argon, uma estudiosa da princesa Isabel, para mais um bate papo do projeto “Fale-me de Petrópolis”, às 14h30.

No encontro, em homenagem aos 170 anos de nascimento da princesa, que será no dia 29 de julho, Fátima falará sobre a vida cotidiana de Isabel em Petrópolis, e mostrará a importância da mesma na construção do patrimônio cultural da cidade. A pesquisadora ainda revelará alguns interesses da princesa Isabel, bem como gostos e ações ainda pouco explorados em sua biografia.

O projeto, que se tornou mais uma atração da biblioteca do Museu Imperial, já possui público cativo e a cada edição atrai mais adeptos. Segundo Cláudia Costa, o sucesso se deve ao envolvimento dos participantes e à informalidade do evento, que possibilita que os convidados se sintam “em casa”.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do Imperador d. Pedro II que, no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

Sobre a palestrante: Maria de Fátima Moraes Argon é graduada em História (1982) e Arquivologia (1986) e pós-graduada em História do Brasil (2009). É Pesquisadora do Museu Imperial / IBRAM/Minc, instituição na qual trabalha desde 1980. Coordenou projetos como: organização de publicações técnicas, seminários, exposições, dentre eles, o catálogo Família Imperial – Álbum de retratos (2002), que contou com o apoio do Programa ADAI (Espanha); o seminário “As Muitas Faces de D. Pedro” (2005) comemorativo dos 180 anos de d. Pedro II; o seminário “A Princesa das Camélias” (2006) comemorativo dos 160 anos da princesa Isabel e a exposição “O Brasil Imperial nos Ateliês Franceses” (co-curadoria, 2009). É autora de diversos artigos, publicações e CDs sobre os temas Família Imperial, História de Petrópolis, História da Fotografia e Arquivos Pessoais. Sobre a Princesa Isabel publicou: Comida de princesa, balança de plebeia na Revista História da Biblioteca Nacional (2013); O mestre de pintura da princesa regente no livro Victor Meirelles: novas leituras (2009); Princesa Isabel: a única mulher que governou o Brasil. Revista História Viva. Nº 45, 2007; Princesa Isabel, retratos fotográficos nas coleções Museu Imperial e Arquivo Grão Pará (org.). Petrópolis: Museu Imperial. 2006. CD- Compact Disc.

Atualmente é Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis e Sócia Correspondente da Academia Valenciana de Letras.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).