Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

II Festival Literário Petropolitano acontece neste mês

De 22 a 25 de setembro acontece a segunda edição do Festival Literário Petropolitano – Felipe, com realização da cena cultural independente da cidade, formada pela Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, a Academia Petropolitana de Educação, o Jornal Com Texto, a Confraria da Poesia Informal, a Bem Cultural Editora, entre outros escritores e grupos literários atuantes em Petrópolis. O evento será realizado na Casa da Educação Visconde de Mauá, Casa de Cláudio de Souza e outros espaços.

A iniciativa tem coordenação da presidente da Academia de Poesia, Catarina Maul, que capitaneou seus pares e, juntos, se comprometeram a realizar da melhor forma e mais inclusiva, as atividades que representam a literatura na cidade.  A mesma tem se reunido com alguns formadores de opinião como Jaime Moreno, representante titular da cadeira de Literatura do Conselho Municipal de Cultura; Leandro Garcia, Sergio Gerônimo e Mozart Carvalho, diretores da Academia Brasileira de Poesia; Ataualpa Pereira, presidente da Academia Petropolitana de Educação; entre outros escritores, para formatar o festival. 

Realizar o Felipe de forma independente é mais uma prova da necessidade de espaços para a Literatura na cidade, pois em festivais como esse, muitos trabalhos ocultos vêm à tona, valorizando a labuta silenciosa daqueles que militam para a construção de livros e a sua valorização”, comenta Catarina.

Vários autores estão aguardando para lançar seus livros no FELIPE e muitos intelectuais disponibilizaram atividades como palestras e oficinas, na intenção de colaborar com o incentivo de formação a novos leitores e escritores.

Durante todos os dias, o evento terá visitação à exposições temáticas, feira de livros de autores independentes, rodas de conversa e debates.

Entre os livros a serem lançados, estão: “A História do Quitandinha”, de Luiz Carlos Boralli; “Primeiros Poemas”, de Francisco S. Esteves; A Casa da Bruxa, de Tânia Vidal; “Teodoro, o Ratinho Sapeca e Marco e a Grande Viagem”, de Alessandra Papinutto, “Mulheres na Ficção Brasileira – aproximações e distanciamentos”, de Helena Arruda, entre outros.

Também será apresentado, na íntegra, o espetáculo “Contando e Cantando os Sonhos de Dumont”, junto ao relançamento do livro de mesmo nome, de Catarina Maul.

Muitas oficinas literárias serão ministradas na programação, entre elas a Oficina de Processo Criativo da Escrita, com John Dekowes; Oficina Diversidade nos Textos Literários, com Nilane Costa e Oficina da Experimentação do Poema, com Matheus Mineiro.

Palestras também compõem a grade de programação, como a do professor Ataulpa Pereira, “O Ex-estrangeiro, uma reflexão sobre a poesia de Paulo Leminski” e “Mulheres na Ficção Brasileira – aproximações e distanciamentos”, com Helena Arruda.

Sarau poético, mesas redondas, contações de história e apresentações musicais também comporão os quatro dias de atividades gratuitas.

Em breve, a programação completa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).