Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Aplicativo Vá de Ônibus vai indicar o local em que o veículo de uma determinada linha se encontra

O segundo dia da 13º edição da Conferência de Trânsito e Transportes, que está sendo realizada desde sábado (28), foi marcado pela apresentação de projetos de alto impacto e baixo custo para a mobilidade da população de Petrópolis. Um amplo acordo de cooperação técnica para identificar e reduzir problemas no trânsito e melhorar a malha viária foi assinado com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro). O primeiro passo desta parceria será a implementação do aplicativo Vá de Ônibus, que vai indicar, por meio de GPS, o local em que o veículo de uma determinada linha se encontra.

A novidade, que estará disponível aos usuários petropolitanos em breve, vai trazer informações de todas as linhas e pontos de parada no município. Ele também terá informações de tarifa, posicionamento do veículo em tempo real, mapa dos arredores e realidade aumentada. Aparelhos com os sistemas Android e iOS poderão baixar o aplicativo.

Outros benefícios do acordo incluem o diagnóstico preliminar dos principais problemas do trânsito no município; apoio à reavaliação de pesquisas de campo para avaliação do sistema de transporte público e do sistema viário; auxilio no mapeamento em sistema de georreferenciamento de todos os pontos de parada, terminais e itinerários das linhas de ônibus; dentre outros.

Os programas foram apresentados pelo diretor técnico operacional da CPTrans, Luciano Moreira. Ele explicou que o Programa de Sinalização já começou a ser implantado e consiste na correção da sinalização viária tanto vertical quanto horizontal. Também já foram pintadas mais de 50 faixas de pedestres em toda a cidade, que faz parte deste trabalho. Já o programa de Integração visa unir os esforços da CPTrans, Guarda Civil, Secretaria de Saúde, Bombeiros, Samu, Defesa Civil e Polícia Militar para, entre outras coisas, ter informações sobre o fluxo de operações. Isso vai evitar a duplicidade de controle não necessário pelas entidades.

“A CPTrans quer lançar o programa de Controlador Voluntário. Vamos solicitar junto às entidades, como escolas por exemplo, um profissional que será o controlador. Ele receberá treinamento adequado como um profissional da Companhia e poderá atuar no trânsito orientando motoristas e pedestres. Essa medida é simples, sem custo e fará diferença no dia a dia dos petropolitanos”, explicou Luciano.

O evento contou com a presença da representante da Fetranspetro, Luciana Santos; da gerente do Setranspetro, Carla Rivetti, o Procurador Geral do município, Sebastião Médice e os vereadores Roni Medeiros e Meirelles de Sá.

Termo de Referência para a criação do Plano de Mobilidade é apresentado

As diretrizes para criação do Termo de Referência elaborado pela comissão do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran) foi apresentado durante a Conferência. O documento foi elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares e contém elementos necessários para caracterizar o objeto da licitação, que, no caso é a empresa que ficará responsável pela criação do Plano de Mobilidade Urbana.

Conselheiros da Sociedade Civil são eleitos para o Comutran

A Conferência também serviu para a definição dos 11 membros do Conselho de Trânsito e Transportes e dos 11 suplentes.

Confira os nomes e o número de votos:

1 – Alessandra de Souza Cabral – 236 votos

2 – Carla de Souza Valle – 228 votos

3 – Larissa Pereira Decoló – 222 votos

4 – Cassia Machado Guimarães – 221 votos

5 – Pedro Thiago Queiroz Neri – 210 votos

6 – Peter Lourence Martins Carvalho – 209 votos

7 – José Paulo Ramos Martins – 208 votos

8 – Ordem dos Advogados do Brasil RJ 3ª Subseção Petrópolis – 184 votos

9 – Alexandre Carlos Hugueney – 136 votos

10 – Silvia Arantes Guédon – 81 votos

11 – Sindicato dos Bancários de Petrópolis – 69 votos

Suplentes:

12 – Iomar Bento Torres – 67 votos

13 – Ernani da Silva Rodrigues – 57 votos

14 – União Nacional dos Estudantes – 55 votos

15 – Simone Aparecida Mendes Ramos – 54 votos

16 – Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias do Vestuário de Petrópolis – 48 votos

17 – Jorge de Botton – 47 votos

18 – Daniel Iliescu – 45 votos

18 – União dos Estudantes Secundaristas – 45 votos

20 – Associação Petropolitana dos Estudantes – 39 votos

21 – Agnes Dalzini – 33 votos

22 – Leonardo de Magalhães Bessa – 14 votos

Um Comentário

  1. de que adianta saber onde o (acabado) onubus está, se quando chega, vem lotado, quebrado e sem vistoria, pois se for fazer vistoria nos onibus, nenhum passa…..
    serviço de onibus em Petropolis é o pior que já vi na vida. LIXO,

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).