Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Empresas de transportes público são multadas por má prestação nos serviços

As empresas de transporte público de Petrópolis estão recebendo 177 multas aplicadas pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), responsável pela fiscalização.

Este é o resultado da inspeção feita em janeiro, que resultou em 219 notificações às permissionárias. As empresas corrigiram 42 dos itens apontados. A fiscalização vai ser intensificada e a CPTrans pode tirar o veículo irregular de circulação e obrigar a empresa a substituir o coletivo em questão. Também é prevista multa pelo não cumprimento do contrato e a reincidência pode acarretar em suspensão da permissão à empresa infratora.

Durante a fiscalização, técnicos da Companhia encontraram problemas de limpeza, bancos rasgados, lanternas queimadas, extintores de incêndio com defeito, falta de adesivos de lotação, propagandas tampando a numeração da linha, bancos soltos, falta de braço de apoio para cadeirantes, luz de freio danificada, teto com avarias, entre outros problemas. Uma lista foi entregue a cada uma das cinco empresas para que elas resolvessem as situações apresentadas.

Petrópolis conta com uma frota de 366 veículos circulando todos os dias no Centro e distritos. Há, ainda, 20 carros reservas, utilizados quando um veículo quebra ou tem algum problema que o impede de circular. Das 177 multas, 65 serão enviadas para a Petro Ita, 50 à Turb, 37 à Cascatinha, 13 à Cidade Real e 12 à Cidade das Hortênsias. As empresas têm o direito de recorrer das multas.

Em janeiro, quando a CPTrans realizou a fiscalização na Transpal, encontrou uma série de irregularidades nos dois ônibus que, à época, atendiam as linhas. Em um deles foram encontradas sete avarias, que foram notificadas. O outro sequer foi autorizado a circular, devido às péssimas condições do veículo. A empresa também vinha descumprindo outras obrigações, como a não garantia dos horários e colocando, inclusive, a vida dos usuários em risco, sendo impedida, portanto de atuar em Petrópolis.

“Nosso objetivo é sempre levar à população um serviço de qualidade. Se uma empresa não cumprir com suas obrigações vamos notificar, solicitar os reparos e, caso não realize as alterações necessários vamos multa-las. O caso da Transpal é um exemplo disso. Desde que assumimos já pegamos uma série de reclamações dos usuários. O flagrante do motorista bêbado foi a gota d’água para intervirmos. Não podemos permitir que esse tipo de coisa aconteça na cidade”, finalizou o diretor técnico operacional, Luciano Moreira.

Ônibus lotados continuam sendo uma das principais queixas dos usuários do transporte coletivo

Embora as empresas de ônibus aleguem que a frota circula regularmente conforme a programação divulgada para os usuários, ainda são recorrentes os relatos sobre as más condições das viagens devido à superlotação dos coletivos, principalmente nos horários de pico.

“A precariedade do serviço de transporte coletivo urbano na cidade de Petrópolis vem piorando a cada dia. Na última semana, ao ir para o trabalho somente o quinto ônibus parou no ponto em que eu estava. Passagem caríssima e falta de respeito com o passageiro, afinal o serviço vem sendo fornecido de forma ineficiente e inadequado! As pessoas viajam nos degraus, como verdadeiras ‘sardinhas enlatadas’. Estão sendo negligentes quanto à relação de consumo no que se refere ao âmbito jurídico entre a empresa de ônibus e os passageiros. Até quando teremos um número reduzido de ônibus para atender os anseios da população petropolitana? A CFB/88 diz assegurar o bem estar social de toda população, porém na prática isto não ocorre!”, disse uma trabalhadora que pega ônibus diariamente no Terminal Corrêas.

Em nota, a Turb Petrópolis informou que circula regularmente com a frota programada e divulgada à população. “Não houve qualquer retirada de veículo, ao contrário, a linha 600 – Terminal Corrêas recebeu reforços de ônibus no fim de 2016. A empresa informa que toda a operação e cumprimento de horários está sob fiscalização da Central de Operações da própria empresa e da CPTrans por meio do Sistema de Monitoramento por GPS. Por fim, informa que diariamente no período entre 6h e 8h da manhã, são programadas 29 saídas de ônibus do Terminal Corrêas, envolvendo as linhas 500, 600 e 700 da empresa Turb.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).