Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Guarda Civil vai usar cães no policiamento

Dez Guardas Civis de Petrópolis estão sendo treinados para utilizar cães no patrulhamento da cidade. Hoje, a Guarda Civil possui oito animais, que não são usados na função por falta de adestramento e instalações adequadas para manejo dos animais.

A matilha da GC inclui pastor belga malinois, rottweiler e pastor holandês.  O comandante da Guarda, Jeferson Calomeni, destacou que os cães são uma grande ferramenta para a segurança. Ele ainda falou que está trabalhando para ativar efetivamente o canil. Os cães, que já tem 11 filhotes, não chegaram a ser usados com frequência desde que foram adquiridos.

“Eu sou um entusiastas do uso dos cães e estou me esforçando para ter um canil de fato, com toda a estrutura necessária e cuidados que os animais têm que ter. O principal aqui é que somos nós e vocês que estão no curso que vamos tocar esse projeto”, afirmou.

Ao longo das 40 horas do curso “Condução e Manejo de Cães de Trabalho Policial”, os guarda fizeram treinamento na chuva, no mato, palestras com veterinários, além de uma prova no último dia do curso. As aulas teóricas e práticas foram dadas sob orientação do cinotécnico (especialista em adestramento de cães) e dog training K-9, Leandro Lopes.

“A intenção aqui foi fazer o primeiro contato dos alunos com os cães e situações que podem ocorrer no dia a dia, além de mostrar que o manejo do cão não é só técnica e não é só emoção. É uma junção dos dois. O curso foi extremamente proveitoso e já estamos conversando com a Guarda de Petrópolis para fazer módulos intermediário e avançado desse curso, entre outros. Com certeza esse foi o primeiro de muitos cursos”, comentou o instrutor do curso.

O guarda Leandro da Silva, que tem dez anos na corporação, contou o que absorveu com as aulas e palestras. “Nunca tinha tido o contato com cães e aprendemos como conduzir o cão, o processo de segurança, treinamento, alimentação dele, como deve ser a estrutura do canil”, contou.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).