Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Guarda Civil conta com oito cães para operações de choque de ordem

Na última sexta (31), a Guarda Civil apresentou os cães que são utilizados nas operações de choque de ordem na cidade. A Guarda está formalizando parcerias com empresas e clínica veterinária para melhorar e ampliar o programa e também as condições e estrutura do canil.

São oito ca~es ao todo: dois rottweiler e quatro pastores belga-malinois são utilizados para controle de distúrbios civis e contenção tática; já dois pastores holandês fazem detecção de drogas, explosivos e resgates. O canil da Guarda tem oito baias, um para cada animal a serviço da corporação.

“Todas essas parcerias já existem desde o ano passado e estão sendo formalizadas agora através de convênios. Nossos cães já são utilizados no patrulhamento da cidade, na detecção de drogas e também em cinoterapia (uso de cachorros para terapias pessoas doentes). Com tudo formalizado, esses serviços vão poder ser ampliados”, explicou o chefe da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Toda a matilha é adestrada e treinada para o trabalho por uma empresa parceira, a Virtus, que também prepara os guardas que fazem o manejo dos cães. Essa empresa é especializada formação para profissionais da área de segurança, sendo a única da região Serrana habilitada pela Polícia Federal. Ela também dá todo apoio técnico-operacional que o canil necessita.

Os cachorros são vacinados e vermifugados e contam com acompanhamento veterinário tanto preventivo quanto de urgência 24 horas. Uma clínica presta esse serviço para os animais da Guarda Civil.

Um terceiro parceiro faz doação de 150 kg de alimentos e medicamentos por mês, além de estar ajudando na construção de mais oito baias que vão abrigar os filhotes da matilha. Até agora, já nasceram 10 filhotes, sendo que cinco foram doados para a Guarda de Miguel Pereira e os demais serão treinados para atuar em Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).