Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Palácio de Cristal passará por obra emergencial

Um dos principais cartões postais de Petrópolis, o Palácio de Cristal vai passar por obras emergenciais, que serão garantidas por meio de uma parceria entre a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O recurso de aproximadamente R$ 100 mil destinado pelo órgão federal será investido em ações como conserto do telhado, troca de vidros quebrados, entre outras pequenas intervenções.

Com 113 anos e às vésperas de abrigar a Bauernfest em seu entorno, o Palácio de Cristal é um dos prédios mais importantes para a cultura e turismo da Cidade Imperial.  Construído na França, atendendo a uma encomenda do Conde d’Eu, marido da princesa Isabel, o palácio foi desmontado e trazido para Petrópolis, onde foi reconstruído. Por mês, o espaço recebe mais de 30 mil visitantes encantados por suas transparências e jardins.

“A falta de manutenção não pode existir em uma cidade que depende do turismo e que tem raízes culturais tão expressivas. O valor destes próprios municipais como o Palácio de Cristal é inestimável para a cidade e a nossa busca logo no início da gestão é buscar parceria, apoio e recursos para restauração e conservação”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Prevista para iniciar neste mês, a obra será executada por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Iphan e empresa privada que deve multa ao órgão federal por ter causado algum dano em bem tombado.

“Ao invés do Iphan receber o valor da multa, nós firmamos esse TAC com a empresa que troca o pagamento pela prestação do serviço sempre em relação a algum patrimônio. É melhor, pois reverte diretamente para a cidade e é educativamente interessante, pois mostramos que não sai barato estragar um bem. Tem que ter um benefício maior para a sociedade, já que essa empresa causou algum dano em bem tombado”, explicou Fernanda Zucolotto, chefe do escritório técnico do Iphan na Região Serrana.

Mais em:

Iphan garante apoio para restauração de bens históricos

2 Comentários

  1. Aí está uma notícia que me deixou muito satisfeita. O Palácio de Cristal tem sido um importante espaço para a Cultura no município. Ali há música, palestras, festas culturais e muito mais. Fim do ano passado, a cidade passou por uma saia justíssima na apresentação da Academia Jovem Concertante. Chovia torrencialmente e, com o telhado danificado, músicos, instrumentos e plateia receberam a surpresa nada agradável de ficarem bem embaixo de constrangedoras goteiras. Parte do público teve mesmo que mudar de lugar, visto que sobre suas cabeças surgiu uma quase cascata, tamanha a quantidade de água (isso não é exagero). A pianista, os demais músicos da orquestra e o regente foram de um profissionalismo e de uma elegância admiráveis e o espetáculo fluiu lindamente, mas não dá para negar que o fato gerou constrangimento, principalmente nos moradores da cidade. Ainda é cedo para falar, contudo tenho gostado do que tenho visto na área da cultura nesse novo governo. Essa é, sem dúvida, uma resolução que merece aplausos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).