Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 10 ocorrências entre o final da noite de segunda e madrugada desta terça-feira

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 10 ocorrências entre o final da noite de segunda (17 e madrugada desta terça-feira (18) em Petrópolis. Dois atendimentos foram por conta de pequenos deslizamentos de terra: um no Dr. Thouzet e outro na Rua Conde D’Eu, na Castelânea. As equipes da Defesa Civil estão nos locais. O maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas foi registrado no Morin, onde choveu 131 milímetros. No Alto da Serra, no mesmo período, os registros ficaram em 127 milímetros. Os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram. Foram registrados alagamentos na Rua do Imperador e Coronel Veiga, além das ruas Alencar Lima, Montecaseros, Saldanha Marinho, Galdino Pimentel.

A Defesa Civil permanece em estágio de vigilância, já que a previsão, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que a chuva continue na Região Serrana durante a semana. A orientação é para que a população tenha atenção, em função dos acumulados de chuvas, que deixam o solo encharcado.

 Em caso de fortes chuvas, a primeira orientação é que os moradores não permaneçam em imóveis ou áreas já interditadas pela Defesa Civil. Eles devem procurar local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco.

“Existe a previsão de chuva para a Região Serrana durante essa semana, então é importante que o morador de área de risco tenha atenção redobrada. É importante que a população ligue para o 199 e informe caso tenha alguma ocorrência. Nossas equipes estão de prontidão para realizar os atendimentos”, afirmou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

Havendo qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

Foto: Rua do Imperador / Crédito: Fabiano Souza Maia

Comdep faz limpeza da cidade pós-chuva

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) dividiu três equipes para fazer a limpeza da cidade após a chuva dessa segunda-feira (17). A empresa realizou retirada de lama na Rua Coronel Veiga, promoveu remoção de barreira no Vital Brasil e fez lavagem de ruas no Centro.

O trabalho de limpeza de vias foi iniciado ainda na noite de segunda com a raspagem da lama na Cel. Veiga, principalmente em pontes que dão acesso à rua principal. O serviço teve sequência na manhã desta terça (18) e envolveu 20 funcionários da empresa, que atuaram manualmente.

No Vital Brasil, uma retroescavadeira e um caminhão foram utilizados para remover cerca de 2,5 toneladas de terra que deslizaram próximo ao ponto final do ônibus.

Duas equipes realizam lavagem de ruas do Centro. Uma delas fez a limpeza desde a Washington Luiz até o Obelisco, na Rua do Imperador, passando também pela General Osório e Marechal Deodoro. A outra foi da Praça Dom Pedro até a Nelson de Sá Earp, indo também na Alencar Lima. Foram usados quatro caminhões-pipas com oito mil litros (32 mil litros no total) de água não-potável, que só serve para limpeza.

“Desde o início do ano, essa foi a chuva mais fraca que tivemos que atuar na limpeza. Mesmo assim, começamos a trabalhar de imediato, ainda na noite de segunda, e continuamos na manhã desta terça”, disse o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).