Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Exposição “Histórias do Palácio Rio Negro” reúne acontecimentos e personagens que transitaram pelas suas salas e corredores

Nesta sexta-feira (12), o museu, dedicado à memória da República em terras imperiais, comemora o fim da reforma com a inauguração da “Histórias do Palácio Rio Negro”, que reúno painéis com fotos e textos sobre as diversas fases do Palácio Rio Negro, acontecimentos e personagens que transitaram pelas suas salas e corredores.

A obra de requalificação da infraestrutura elétrica, realizada pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), foi feita no interior e no exterior do Palácio e incluiu, entre outras melhorias, instalação de eletrocalhas, equipamentos modernos para a antiga casa de geradores, SPDA (para-raio) e iluminação da fachada, destacando os detalhes de sua bela arquitetura.

Pela primeira vez, os móveis originais dos aposentos de Getúlio Vargas – presidente que mais veraneou no Palácio – foram remontados e serão expostos. A mobília estava guardada na reserva técnica do Museu da República, no Rio de Janeiro, e a visita permite aos frequentadores um novo e interessante vislumbre da vida palaciana.

Histórias vivenciadas antes da construção pertencer ao Governo Federal, e se tornar a residência de verão oficial dos presidentes do Brasil, até os dias de hoje. As informações da mostra estão organizadas em sete temas: Raízes no Império, A República em Petrópolis, O Veraneio Presidencial, O Palácio Depois da Década de 1960, Vida Privada, Os Hóspedes Presidentes e Curiosidades.

Quem visitar a exposição vai descobrir, por exemplo, que o Palácio já foi sede do governo estadual; houve um trágico acidente em seus jardins; há uma bica de “água milagrosa” na propriedade; abaixo do piso há um quarto de banho conhecido como “banheira do Getúlio” e também um túnel que poderia ser usado pelo presidente diante da necessidade de escapar de alguma ameaça.

O Palácio funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 17h, e está localizado na Av. Koeller, 255 – Centro. A entrada é gratuita.

Mais em:

Palácio Rio Negro, a casa de veraneio dos presidentes

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).