Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

[Fotografias] Cidade Imperial antigamente em 10 imagens

Dando continuidade às matérias com fotos de Petrópolis antigamente, eis mais alguns achados do arquivo histórico digitalizado do Museu Imperial/Ibram/MinC. Confira abaixo:

Prédio dos Telégrafos, no ano de 1920, na esquina da rua Cruzeiro, atual rua Dr. Nelson Sá Earp, com a rua Professor Pinto Ferreira. A imagem foi feita a partir da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador.
Prédio da Escola de Música Santa Cecília ao lado do Teatro Santa Cecília, no ano de 1970. Na época, o quinto andar do prédio era ocupado pela Associação Comercial e Industrial de Petrópolis – ACIP.
1930 – comércio na rua do Imperador. Veem-se em primeiro plano o Teatro Petrópolis e logo após, entre outras, as lojas Alfaiataria da Paz, Casa Lopes, Standard e Salão Paris.
Loja de A Óptica, no ano de 1925, na avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador. A loja ficava junto ao prédio do Teatro Capitólio.
1928 – trecho da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador, e seu comércio. Veem-se o Teatro Petrópolis e a Casa Seabra.
1948 – ponte de madeira que ficava em frente à entrada do Museu Imperial. Veem-se, ao fundo, a praça Visconde de Mauá e o palácio Amarelo, onde hoje funciona a Câmara Municipal de Petrópolis.
Fachada do Palácio de Cristal e, no entorno, algumas residências. Veem-se os vidros do palácio pintados de branco.
Reprodução fotográfica mostrando a casa dos semanários, atual palácio Grão Pará, ainda em construção, no ano de 1862. Vê-se, em primeiro plano, o Bosque do Imperador que acabava de ser concluído.
1928 – rua Sete de Abril. Veem-se o rio Palatino prestes a fazer a confluência com o rio Piabanha, ao centro; a vegetação que fica nos fundos do Palácio de Cristal, à esquerda; e algumas residências, ao fundo.
1899 – casa de Julio Ottoni. A casa fica na rua Cidália Meireles, no bairro do Retiro, e hoje sedia o Hotel Chácara das Rosas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).