Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Governo federal acompanha obras de contenção de encostas

Na última semana, o governo federal enviou à cidade, o gerente de projetos do Ministério das Cidades, Wolnei Wolff Barreiros para acompanhar as obras de contenção de encostas em Petrópolis. Ele visitou algumas das obras que estão em andamento ao lado do secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, de técnicos da pasta e da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica.

Essas intervenções fazem parte do PAC das Encostas, que garantem investimento de R$ 60,2 milhões da União no município. A cidade possui 14 obras em três lotes pelo PAC das Encostas.

“Petrópolis integra o rol de cidades que o Ministério listou como prioridade na questão de contenção de encostas. Estamos empenhados para que todas as obras sejam concluídas dentro do cronograma estabelecido pelo governo federal”, afirmou Wolnei Wolff Barreiros.

O gerente de projetos do Ministério das Cidades está em Petrópolis para tratar de projetos de parceria entre a União e a prefeitura e dar sequência a entendimentos iniciados no início deste ano com a nova gestão. Ele esteve nas obras do lote 1, cujas obras são realizadas pela empresa Civil Master. As intervenções para barreira dinâmica e a cortina atirantada no Carangola estão prontas, e outras quatro já estão mais próximas da conclusão.

Na Casemiro de Abreu (Floresta), a implantação de uma cortina atirantada tem 92,42% de conclusão. Na Rua Henrique Paixão (Floresta) a drenagem atingiu 87,95%. A barreira dinâmica da Rua Antônio Soares Pinto (Centro) está 84,31% ponta. Na Rua Alexandre Fleming (São Sebastião), a construção de uma barreira dinâmica tem 51,90%.

“É muito importante para nós sabermos que o governo federal tem tanto interesse quanto nós na conclusão destas obras. Algumas  já deveriam estar prontas, mas não receberam atenção dos antigos gestores, ou seja não foram tratadas com a consciência de que elas são fundamentais para garantir a segurança da nossa população”, afirmou o secretário de Obras.

Além das vistorias em campo, o Ministério das Cidades e a Secretaria de Obras também vão analisar o andamento das obras em uma nova reunião no mês que vem.

A Erwil faz o lote 2, que consiste em obras em: Rua Brigadeiro Castrioto – Floresta (barreira dinâmica), Capitão Paladini – São Sebastião (barreira dinâmica), Morro do Neylor – Retiro (cortina atirantada e drenagem).

Já o Consórcio Construir fica com o lote 3: Morro dos Ferroviários – Alto da Serra (tela de alta resistência), Bataillard (barreira inelástica e drenagem), Morro do Veludo – Bingen (muretas estaqueadas e drenagem), Rua Eugênio Werneck – Morin (barreiras dinâmicas) e Rua Amaral Peixoto – Quitandinha (barreira dinâmica). Esta última também terá intervenções na Rua Uruguai, também no Quitandinha .

​Foto: Marcello Santos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).