Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Atrativos abertos em Petrópolis no feriado de Corpus Christi

Quase 68% da rede hoteleira de Petrópolis está reservada para o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (15). Tanto os leitos do Centro e arredores como os dos distritos estão sendo procurados pelos turistas que escolheram a Serra para aproveitar a folga. E para oferecer o que a Cidade Imperial tem de melhor, a maioria dos atrativos estará aberta para os turistas e visitantes.

Estarão abertos todos os dias, de quinta (15) a domingo (18) o Museu Casa de Santos Dumont, de 9h às 17h30 (visitação), e 17h (bilheteria); o Palácio de Cristal, de 9h às 21h, de quinta a sábado (17), e domingo até 18h; o Museu Casa do Colono, de 8h30 às 16h; Museu Imperial, de 11h às 18h (visitação), e 17h30 (bilheteria); Palácio Amarelo e Palácio Rio Negro, de 10h às 17h; o Palácio Quitandinha, de 9h30 às 17h; o Museu de Cera de Petrópolis, sábado, de 10h às 18h, e quinta, sexta e domingo até 17h; e a Casa da Ipiranga, de 14 às 18h.

Casa Stefan ZweigA Casa Stefan Zweig, no Valparaíso, vai funcionar de sexta a domingo, de 11h às 17h; e o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro somente no fim de semana, no mesmo horário. A Casa de Cláudio de Souza estará aberta somente na sexta-feira (16), de 11h às 18h. Já o Palácio Itaboraí vai abrir para visitação externa somente no sábado, de 9h às 17h. O Museu da FEB não informou o horário de funcionamento nesse período.

O Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro, e Centro Alceu Almoroso Lima para a Liberdade, na Mosela, vão funcionar somente na sexta-feira (16). Já o Centro Cultural de Cascatinha estará aberto apenas no sábado, de 9h às 12h. O Centro Cultural de Pedro do Rio estará aberto na quinta, de 9h30 às 15h; na sexta no horário normal, de 9h30 às 18h; e sábado até 15h.

Além dos atrativos e espaços culturais, moradores e visitantes também podem curtir o descanso com passeios nos parques da cidade, que também vão funcionar todos os dias. O Parque Cremerie funciona de 8h às 17h. O Parque Municipal, em Itaipava, abre 7h e fecha às 18h. Já o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Bonfim, abre diariamente de 8h às 17h. O Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, também estará aberto todos os dias, de 8h às 17h. O local fica fechado somente em caso de chuva.

Nos polos de moda, somente a Feirinha de Itaipava estará aberta todos os dias, de 10h às 19h. O polo de modas do Bingen abre normalmente na sexta e sábado, de 9h às 15h, e na quinta é facultativo. A Rua Teresa também estará funcionando normalmente na sexta e sábado, de 9h às 18h, com ponto facultativo na quinta e domingo. O funcionamento dos shoppings no Centro Histórico é normal de sexta a sábado, de 9h às 19h, e facultativo no feriado. Já os de Itaipava estarão funcionando normalmente na quinta e domingo, de 9h às 22h; e sexta e sábado até 20h. Os supermercados, mercados e minimercados abrem normalmente todos os dias, inclusive no feriado. O Hortomercado em Itaipava também estará de portas abertas na quinta e sábado, de 8h às 18h; na sexta, de 9h às 18h; e domingo de 8h até 13h.

Todos os dias os Centros de Informação Turística (CIT) também estarão abertos para auxiliar os turistas e visitantes, de 8h30 às 17h30. Eles ficam localizados no Centro Histórico (Rua da Imperatriz), Itaipava (Parque Municipal), na Praça da Liberdade, Quitandinha e Bingen. Mais informações também podem ser obtidas pelo Disque Turismo, por meio do número 0800-0241516.

Lojas poderão funcionar em feriados com expectativa de cidade lotada

Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar no dia de Corpus Christi (15/06) e no dia do Colono Alemão (29/06). O Termo de Adesão já está disponível do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e deve ser protocolado no Sindicado dos Empregados no Comércio para que a empresa esteja apta a abrir as portas nas datas.

O documento prevê algumas compensações aos funcionários que trabalharem nos feriados. Entre elas, estão o pagamento das horas efetivamente trabalhadas, com adicional de 100%; uma folga compensatória que deve ser concedida dentro de 30 dias conforme negociação entre o trabalhador e o empresário; além de R$ 15,00 para lanche e vale-transporte. O Termo de Adesão determina ainda a possibilidade da troca da folga por uma ajuda de custo no valor correspondente a um dia normal de trabalho. Os empresários precisam ficar atentos já que, neste ano, o documento não será entregue em mãos, como feito anteriormente.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).