Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Palestra “Traindo a Tradição: Machado de Assis e Dom Casmurro” abre a Festa Literária da Serra Imperial

Nesta quarta-feira (30) tem início a Festa Literária da Serra Imperial, cuja programação pode ser vista aqui. A abertura acontece no cineteatro do Museu Imperial, às 19h, com a palestra “Traindo a Tradição: Machado de Assis e Dom Casmurro”, proferida pelo titular da Academia Brasileira de Letras (ABD), Antônio Carlos Secchin. Após a palestra, haverá sessão de autógrafos do escritor.

Secchin apresentará os principais argumentos “contra” e “a favor” de Capitu (personagem do romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis), ao longo do tempo, e será proposta uma alternativa que procura redimensionar o problema, levantando uma hipótese até então desconsiderada. A crítica à obra sempre se ocupou da questão do suposto adultério da personagem, o que é considerado um eixo fundamental do livro. Adúltera ou não, Capitu é tema que até hoje provoca paixões e divide opiniões.

A FLISI é idealizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e tem como tema este ano a “Memória”. Nesta segunda edição, celebrando os 120 anos da ABD, a Festa homenageia Machado de Assis, um dos fundadores da instituição em 1897 e que, até sua morte em 1908, a presidiu.

Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado um dos maiores, senão o maior nome da literatura do país. Sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX e surge nos dias de hoje como de grande interesse acadêmico e público. Ocupou a cadeira de número 23 na Academia Brasileira de Letras – ABL, sendo aclamado presidente por unanimidade na primeira reunião. Em sua homenagem, a Academia é chamada de “Casa de Machado de Assis”. Entre 1858 e 1859,  publicou poemas e crônicas no jornal “O Parahyba”, editado e publicado em Petrópolis, incluindo a cidade em muitas de suas obras, sendo que em “Esaú e Jacó”, intitula a cidade como “Cidade da Paz”.

“A Festa Literária da Serra Imperial é um importante momento para Petrópolis, pois promove e instiga o pensar, com palestras, exposições, lançamentos de livros, debates, dentre outras atrações, incentivando e valorizando a cultura e sua memória. Levando em conta a importância histórica e cultural da Cidade Imperial, reunimos convidados de peso para trazer o melhor da literatura”, declarou Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

A 2ª FLISI é realizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com a Fundação Cesgranrio, Museu Imperial, Centro de Cultura Raul de Leoni, Academia Petropolitana de Letras a Casa da Educação Visconde de Mauá. Haverá sorteio de livros em todas as mesas. Ainda há vagas para inscrições no site: www.flisi.com.br

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).