Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Turismo

Selo comemorativo dos Correios dos 500 Anos da Reforma Luterana será lançado no Palácio de Cristal

Nesta quinta-feira (21), o Palácio de Cristal recebe o lançamento oficial do selo comemorativo dos Correios pelos 500 Anos da Reforma Protestante. Além da peça nacional, um selo especial que vai circular apenas em Petrópolis, uma edição limitada retratando a torre da Igreja Luterana – o templo cristão mais antigo do município – também será lançado na ocasião. O evento, que acontece às 19h, é aberto ao público.

Lançado simultaneamente em cinco cidades brasileiras e na Alemanha, em abril, o selo nacional estampa o retrato do precursor da Reforma Luterana, Martinho Lutero. Padre e professor de Teologia, Lutero tornou popular o movimento da Reforma, por meio de 95 teses, que nos seus desdobramentos mudou o cenário religioso político da Europa e, por consequência, do mundo.

Produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, a peça foi criada pela artista alemã Antonia Graschberger e tem a mesma imagem para as duas edições – brasileira e alemã – e será diferente apenas no idioma. Em Petrópolis, o selo nacional e o especial feito também pelos Correios para a Cidade Imperial – com tiragem limitada – entra em circulação nesta quinta-feira e poderá ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual, além do evento onde será feita a venda das peças.

“É uma homenagem da cidade também aos primeiros protestantes que chegaram em Petrópolis, foram luteranos. O protestantismo chegou aqui com os 2.211 colonos alemães que chegaram, pelo menos 40% eram luteranos. Isso que também sensibilizou os Correios em fazer esse selo especial para Petrópolis”, comentou Marcos Carneiro, coordenador das ações alusivas às comemorações dos 500 Anos da Reforma em Petrópolis.

“A Prefeitura também comprar essa ideia mostra a importância da Igreja Luterana para nossa história. É um ícone da cidade. É o templo cristão mais antigo de Petrópolis, de 1863, uma vez que a antiga matriz católica foi demolida quando inauguraram a Catedral, ficamos com esse belo troféu de ser a igreja mais antiga da cidade”, disse Marcos, lembrando que a Igreja Luterana de Petrópolis é aberta à visitação nos fins de semana, e já recebeu mais de 5 mil pessoas desde a abertura ao público – há 18 meses.

“O templo é lindo por dentro, cada vitrô e cada coisa, ele tem uma história. Ele tem um Jesus Cristo centenário num vitrô, feito por um artista francês, que é um Cristo sorrindo, deixando a paz. Ficamos muito satisfeitos com essa homenagem de receber esse evento em Petrópolis e ganhar um selo especial para a Cidade”, frisou Marcos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).