Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Projeto vai capacitar idosos para utilizar as ferramentas disponíveis na Internet para o serviço público e as redes sociais

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a gerência Executiva de Petrópolis estabeleceu uma parceria com a Prefeitura e criou o “Projeto de Tecnologia e Cidadania para Idosos”, que consiste em capacitar idosos para utilizar as ferramentas disponíveis na Internet para o serviço público e as redes sociais. O foco é ensiná-los a usar, com propriedade, o site do INSS, o aplicativo “Meu INSS”, criar e utilizar e-mail, conhecer o site da Prefeitura de Petrópolis, Corpo de Bombeiros e alguns de seus recursos, e até mesmo ajudá-los a usar o Facebook e WhatsApp.

O INSS está passando por um momento de transição para uma nova forma de atendimento, o “INSS Digital” que consiste na utilização do processo eletrônico, distribuição da demanda mais igualitária entre as unidades e melhoria da interação com os cidadãos. A expectativa é facilitar a vida do cidadão, para que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS de modo online sem que necessariamente tenha que ir a uma agência. O novo modelo promete revolucionar a atual forma de atendimento do INSS ampliando os seus canais. “A ideia do INSS Digital não é apenas modernizar o serviço, vai além disso, a ideia é que no futuro chegue a um ponto em que não se precise nem lembrar que o INSS existe, sem que o cidadão vá atrás dos seus direitos, ou seja, o conceito é que a instituição vá até a pessoa e não a pessoa vá até ela”, salientou o gerente da agência de Petrópolis, Luiz Henrique Alonso, que acompanhou o desenvolvimento do projeto em Brasília.

Hoje a instituição conta com aplicativos e softwares que disponibilizam alguns serviços como: www.previdencia.gov.br – no qual se permite que o cidadão consulte o benefício, agende atendimento, veja o extrato de pagamento de benefícios, agendamento e simule aposentadoria, entre outros – e o aplicativo “Meu INSS” em conjunto com o site www.meu.inss.gov.br; onde é possível a emissão de extratos como de imposto de renda, extrato de empréstimo consignado e extrato previdenciário (CNIS), histórico de crédito de benefício e resultado de perícia, entre outros.

O curso de Tecnologia e Cidadania de Idosos permitirá aos alunos a navegação em todos os serviços disponíveis da internet do INSS, conhecendo-os detalhadamente. As instrutoras serão a servidora Maria Cristina França, que trabalha no INSS há 30 anos e a professora da prefeitura, Luciane Jordão. Os conteúdos serão divididos em cinco módulos: I – Introdução à Internet; II – E-mail, Facebook e WhatsApp; III – INSS – site e Meu INSS; IV – Site da Prefeitura de Petrópolis e Corpo de Bombeiros.

A capacitação propõe atender pessoas acima de 55 anos. Serão 15 alunos por turma, com carga horária de três horas semanais, durante quatro semanas. O início está previsto para o dia 10 de outubro e o término para o dia 09 de novembro deste ano. As aulas serão oferecidas em dois dias: terças e quintas feiras, das 16h30 às 18h.

As inscrições poderão ser feita pelo telefone 2291-3840, diretamente com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM-Petrópolis), das 10h às 17h, a partir do dia 2 de outubro.

O NTM fica na Casa da Educação Visconde de Mauá (próxima ao Palácio de Cristal), na Av. Barão do Rio Branco, 03 – Centro (antiga Praça da Confluência), local das aulas oferecidas.

Mais em:

INSS disponibiliza aplicativos para facilitar a vida dos segurados

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).