Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Sesc promove oficina gratuita de produção audiovisual para internet

Neste mês, o Sesc RJ oferece oficinas gratuitas de produção audiovisual para internet, ministrada pela produtora, diretora e roteirista Mariana Musse. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas unidades.

Com perfil teórico-prático, a oficina aborda conceitos e debruça-se sobre a linguagem de vídeos para internet, apresentado o histórico do surgimento da web e do uso das redes sociais, além de refletir sobre como vivemos uma “cultura do celular”. A oficina apresenta ainda exemplos práticos para ilustrar a teoria, utilizando canais do YouTube, páginas do Facebook e outras plataformas web para esclarecer e pontuar as questões abordadas

Exercícios técnicos de filmagem (noção de enquadramentos, roteiro, edição, produção) serão realizados, tendo sempre em vista como a produção para a internet se diferencia das produções audiovisuais para TV e cinema. Estas atividades práticas têm como objetivo expandir o imaginário audiovisual dos participantes, educando através da cultura, e incentivando o surgimento de novos processos criativos, na medida em que apresenta a viabilidade de realização de uma boa ideia utilizando apenas ferramentas disponíveis aos participantes (celular, aplicativos de edição e distribuição online em plataformas de vídeo).

Sobre Mariana Musse

Doutora em Comunicação pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha – 2016). Sua pesquisa tem como tema as redes sociais, Instagram, jovens e identidades. Realizou Mestrado profissionalizante em Documentário e Sociedade (ESCAC, Barcelona, Espanha – 2012) e também Mestrado em Comunicação (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – 2012), ambos com pesquisas nas áreas de documentário brasileiro, representação do cidadão comum. É graduada em Graduação em jornalismo (UFJF – 2009). Desde 2017, realiza o Projeto de Cursos Livres Itinerantes “Projeto Revoada” e é colaboradora do projeto de mini documentários INFAME no Rio de Janeiro. De 2014 a 2016 foi Professora substituta da Faculdade de Comunicação da UFJF, ministrando as disciplinas de Fotografia, Documentário em TV e Laboratório de Telejornalismo. Entre 2014 e 2016, coordenou o Projeto Delineares, uma web série de mini documentários indicada a melhor webserie de Variedades no “Rio Web fest 2016” e selecionado para o Festival Primeiro Plano (MG). Foi professora convidada do curso de especialização da Facom/UFJF “Tv, cinema e mídias digitais” lecionando a disciplina “Narrativas audiovisuais para web”, em 2015, além de atuar como produtora, diretora e roteirista para o mercado audiovisual.

 

 

Roda Cultural do Sesc RJ leva a Petrópolis atividades para toda a família

A Roda Cultural de outubro acontece no Sesc Nogueira, sábado (7), e no Sesc Quitandinha, domingo (8), a partir das 10h, com classificação livre.

A primeira atividade, às 10h, será uma contação de histórias: Histórias de Encantamento, com a Cia. Malasartes. Um universo poético que traz contos dos irmãos Grimm e sensíveis narrativas acompanhadas de belas imagens. A atividade literária terá opção de horário também à tarde: às 14h, no Sesc Nogueira, e às 15h, no Sesc Quitandinha. Às 11h, a atração circense Só entra em cena contando a trajetória do artista Renéias, que acalenta o sonho de montar um espetáculo com poucos recursos e toma para si todas as tarefas.

A partir das 12h, o Sesc Nogueira exibe Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, O Filme com classificação livre. Próximo às férias de inverno, Charlie Brown se encanta por uma jovem de cabelo vermelho, enquanto Snoopy encontra uma máquina de escrever e começa a imaginar uma história fantasiosa e heróica. No Sesc Quitandinha, a sessão começa às 13h.

A atração musical fica por conta do grupo Casa de Curió, formado por Julia Pastore, Gabriel Otoni, Pedro Mendonça e Ralphen Rocca. O show infanto-juvenil apresenta canções inéditas gravadas no primeiro CD do grupo e músicas do cancioneiro tradicional. No Sesc Nogueira a apresentação acontece às 15h, e no Sesc Quitandinha, às 13h. Além dessas atrações, ao longo do dia as duas unidades terão espaço de leitura com livros e cantinhos especiais para quem quiser se aventurar pelas histórias no papel.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).