Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Para&Pensa] Fim de Ano

por Daniel Martinez de Oliveira

Chegado o fim de ano e por ser este também o fim de um ciclo, lembro-me do meu aniversário. Nascido em dezembro e sagitariano que sou, já me imagino, nesta época que precede as férias, em bons momentos de passeio, descanso da mente e movimento do corpo.

Muitas recordações de viagens me vêm à mente. Sinto aromas de lugares em que estive. E fico arrepiado ao rememorar algumas paisagens, travessias em desertos, subidas a cordilheiras, cavernas, antigos claustros, neve, chuva, calor, frio…

Nem sempre podemos viajar, e este será o caso nas minhas próximas férias. O ano de 2018 estará destinado à tentativa de equilibrar as contas pessoais. Rendimentos “extras” de fim de ano, como décimo terceiro e férias, foram reservados para pagamento de dívidas e acertos de compromissos financeiros.

A princípio, parece triste não poder viajar. Lembre-se de que sou sagitariano de meio de mês… Bate forte no peito o desejo de me desgarrar pelo mundo, debandar por aí, vagar, descobrir lugares e pessoas nas esquinas do planeta. Mas meu ascendente é em Peixes, então você deve saber que meu temperamento por vezes é um tanto hermético e dado a especulações mentais.

Esse aspecto pisciano se junta ao bom humor de Sagitário e me proporciona a capacidade de ver o lado bom das coisas. Não poderei viajar? Não tem problema, posso ficar em casa lendo. Posso aproveitar mais a linda cidade em que moro. Posso fazer trilhas, piqueniques nos parques, caminhadas pelo centro histórico e tantas outras coisas. E quem sabe, meu deus, encontrar o Papai Noel descendo pela lareira?

Ah, esse Sol em Sagitário… Ah, esse ascendente em Peixes… Permitem-me explorar o lado bom da vida. Mesmo sem acreditar em astrologia, mesmo sem acreditar em Papai Noel, mesmo que seja verão e que minha casa não tenha lareira.

Daniel é antropólogo e historiador. Trabalha como professor universitário e é servidor do Instituto Brasileiro de Museus. Atualmente administra o Palácio Rio Negro (IBRAM). Mora em Petrópolis desde 2014. Também escreve contos e poesias.

 

 

 

 

As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).