Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Praça Stefan Zweig vai ser instalada entre as ruas da Imperatriz e Irmãos D’Ângelo

Nesta última quinta-feira (11), o município deu início ao trabalho para criar uma nova praça no Centro, que vai ficar na Rua Oscar Weinschenck, entre as ruas da Imperatriz e Irmãos D’Ângelo, e vai homenagear o escritor austríaco Stefan Zweig, que viveu por aqui na década de 1940. O prefeito se reuniu com representantes da Casa Stefan Zweig, com dom Francisco de Orleans e Bragança, que cedeu o terreno, com o presidente da Comdep, Wagner Silva, e o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, para tratar do projeto.

“A criação deste espaço, no coração do Centro Histórico, é mais uma forma de resgatarmos e valorizarmos a história de Petrópolis, além de ser um reconhecimento público à importância de Stefan Zweig”, destaca Francisco de Orleans e Bragança.

A praça vai ocupar um terreno de 4,5 metros de extensão. Após a doação, o prefeito Bernardo Rossi decretou a área para esta finalidade. O projeto será criado por Mário Azevedo, diretor da Casa Stefan Zweig. A instituição também será responsável pela execução do trabalho, que será aprovado e acompanhado pela Secretaria de Obras e pela Comdep – responsável pela manutenção e conservação das praças de Petrópolis.

No ano passado, a cidade teve um calendário de eventos para marcar os 75 anos da morte do autor. No livro “Brasil, um país do futuro”, ele exalta as qualidades da terra tupiniquim, a pluralidade e hospitalidade do povo que o acolheu. Os livros que ele escreveu foram traduzidos em mais de 50 países e o tornaram best-seller pelo mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele e a esposa se refugiaram em Petrópolis.

Casa Stefan ZweigMas a solidão e as notícias da guerra levaram os dois à depressão e, em 1942, eles ingeriram veneno e morreram na casa que hoje é um museu dedicado ao austríaco. Antes disso, Zweig deixou um rico acervo à Biblioteca Municipal Central Gabriela Mistral, com 80 volumes doados pessoalmente pelo escritor. A Casa Stefan Zweig tem visitação gratuita aos fins de semana (de sexta a domingo, de 11 às 17h) na Rua Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).