Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Inscrições abertas para curso de manipulação de alimentos

Na próxima segunda-feira (26), a Vigilância Sanitária promove mais um curso de manipulação de alimentos, que acontece de 9 às 13h no Auditório do Centro de Saúde, na rua Santos Dumont – 100, Centro.

São 60 vagas disponíveis onde o trabalhador aprenderá como manipular alimentos de forma segura e com menos risco sanitário para o público. Para se inscrever basta enviar o nome completo para o e-mail [email protected]. As inscrições também poderão ser realizadas no dia do curso.

De acordo com Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária, durante o encontro, os participantes receberão o treinamento de acordo com as recomendações da RDC Anvisa 216 de 2004.

“A proposta é mostrar as formas seguras de atuar no segmento. O curso vai desde a aquisição do alimento, preparo, transporte, até a conservação dos alimentos crus, em conserva ou já prontos, além da forma de servir para o comércio. Iniciamos essa parceria na Bauernfest e já estamos montando o calendário dos cursos que agora só retorna em fevereiro de 2018”, explica Dayse.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, alerta que o curso é uma forma dos profissionais se conscientizarem sobre os riscos sanitários envolvidos na comercialização de alimentos, como por exemplo, provocar ao consumidor uma intoxicação alimentar.

“O objetivo é diminuir o risco sanitário dessa atividade, sensibilizar o prestador de serviço de alimentação que não basta apenas oferecer uma comida gostosa e nutritiva, mas também uma comida segura do ponto de vista higiênico e sanitário, livre de contaminações. Os alimentos podem ser causadores de doenças, dependendo da quantidade e dos tipos de micro-organismos neles presentes. Desta forma, as boas práticas de manipulação são regras que, quando praticadas, ajudam a evitar ou reduzir os perigos ou contaminação de alimentos”, reforça.

Além do curso de manipulação de alimentos, também estão previstos cursos de biossegurança para profissionais que atuam na área da beleza e estética. Dayse Carvalho afirma ainda que vem recebendo sugestões para realização de novos cursos ao longo deste ano.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a resposta do público. 2017 foi marcado por uma procura muito grande de empresários e profissionais para se capacitarem. Temos a meta de fazer um curso especial para a Páscoa para quem trabalha com chocolates e pescados. Nós estamos à disposição para fornecer o curso para outros estabelecimentos que assim desejarem. A proposta é mostrar as formas seguras de atuar no segmento”, completa Dayse Carvalho.

As inscrições para a capacitação pode ser realizada pelo e-mail: [email protected] ou diretamente na sede da Vigilância Sanitária, que está localizada na rua Dr. Sá Earp, 433, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone de contato é: (24) 2246-9041.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).