Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

[Fotografias] Petrópolis antigamente em 11 imagens

Você sabia que a Rua 13 de Maio se chamava rua dos Protestantes? E que a Avenida Roberto da Silveira era a Rua 1º de Março? Como era esses locais nos séculos passados, quando carregavam esses nomes diferentes, é o que descobrimos em mais uma pesquisa no rico arquivo histórico digitalizado do Museu Imperial/Ibram/MinC. Confira:

Vista da rua Primeiro de Março, atual rua Roberto Silveira, vendo-se, à esquerda, o prédio da Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo.

 

 

 

Parte do rio Quitandinha. Vê-se um homem na ponte de madeira, na esquina da avenida Tiradentes com a avenida Sete de Setembro, atual rua da Imperatriz.
Primeira metade do século XX – trecho da praça Dom Pedro, ainda sem a estátua do imperador. Veem-se árvores, bancos e postes de iluminação.
Trecho da rua Visconde Souza Franco. Veem-se, à direita, algumas residências.
Impresso mostrando parte da rua Quatorze de Julho, atual rua Washington Luiz. Vê-se, à direita, parte do prédio da Imperial Fábrica São Pedro de Alcântara.
Vista do bairro de Cascatinha tirada da Estrada União e Indústria, onde se veem o prédio da Companhia Petropolitana de tecidos em primeiro plano e a Igreja de Santana e São Joaquim, ainda em construção, mais ao fundo.
Fotografia mostrando a atual rua Doutor Porciúncula, vendo-se à esquerda, alguns prédios comerciais e o Hotel Rio de Janeiro e à direita, a Estação de Petrópolis.
Vista do trecho inicial da rua Silva Jardim, vendo-se, à direita, parte do prédio que pertenceu ao visconde de Ubá e depois ao Colégio Notre Dame de Sion; atualmente, o prédio pertence à Universidade Católica de Petrópolis.
Ruas Buarque de Macedo e Visconde Souza Franco, ambas sem calçamento. Vê-se ao centro, uma ponte de madeira sobre o rio Palatino.
Chegada da princesa Isabel e do conde d’Eu à rua dos Protestantes, atual rua Treze de Maio, no dia 14 de março de 1885, por ocasião do regresso de uma viagem pelo Sul do Brasil. Veem-se uma multidão de pessoas e o arco do triunfo feito por Carlos Spangenberg.
Vista de parte da avenida Ipiranga, onde se veem algumas residências e a Igreja Luterana.

Um Comentário

  1. como é bom recordar. como era no seculo passado

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).