Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Projetos Sociais

Feiras de adoção de animais acontecem neste sábado

Neste sábado (19) haverá duas feiras de adoção em Petrópolis. A do grupo Proteção Cão Amor, com cães e gatos, que acontece das 11h às 16h, na loja Rospauth (Coronel Veiga, 2007), e também terá feirinha de artesanato; e a da entidade filantrópica Dog’s Heaven, de 11h às 15h, na veterinária e pet shop Amigo Bicho (Rua Montecaseros, 414 – Centro), com cães adultos e filhotes, vacinados, vermifugados e castrados. Para adotar tem que ser maior de idade, levar documento de identidade, comprovante de residência e assinar termo de posse responsável.

A entidade filantrópica Dog’s Heaven foi fundada pelo arquiteto Guilherme Agnew, em 2012, e hoje abriga mais de 180 cães (fora o gatil que começou a funcionar em 2014, quando foram acolhidos os primeiros felinos). Guilherme adotou o primeiro cachorro em Petrópolis, em 2004. Menos de dois anos depois, já cuidava de 8 cães e chegou a ter 45 animais em casa. Posteriormente, teve que alugar um terreno e construir um abrigo.

Ao longo dos anos, Guilherme já conseguiu adoção para mais de 200 animais e financiou mais de 350 castrações. Porém, os gastos ainda são muito altos. “Hoje eu consigo uma ajuda de mais ou menos 25% do total que eu gasto, que passa de 20 mil reais por mês. Por mês, são três toneladas de ração, castrações, exames laboratoriais, medicamentos, pessoal, água, luz”, enumera.

Já o Proteção Cão Amor foi criado em 2013 pela fundadora Andrea Santos que, junto ao esposo Junior Nit, realiza resgates de cães e gatos, intermediando atendimentos veterinários, castrações, vacinação, vermifugação, hospedagem, enfim todos os cuidados que um bichinho precisa ter para estar apto à doação, também fazendo posteriormente o acompanhamento das adoções.

A Organização Mundial de Saúde estima que, no Brasil, existem hoje 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Segundo a OMS, em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. E 10% deles estão abandonados. É importante lembrar que abandonar animais é crime previsto na lei 9605/98, Art.32. A pena é detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

Quem não puder adotar um animal e quiser colaborar com a entidade ou ser voluntário, pode acessar o site www.dogsheaven.org.br ou enviar e-mail para [email protected].

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).