Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Paralisação dos profissionais da Educação é mantida por tempo indeterminado

Nesta última segunda-feira (13), milhares de profissionais de Educação voltaram às ruas e segundo informações do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), “diante da ausência de propostas concretas, permanecerá em greve por tempo indeterminado”.

Desde o início do mês, os profissionais da Educação estão indo às ruas para reivindicar seus direitos, como o cumprimento do Plano de Carreiras, o 1/3 de planejamento pedagógico e as 30 horas para os profissionais de apoio.

A prefeitura, por sua vez, informou que vai manter o corte de ponto dos servidores em greve, vai proceder a contratação de temporários e ainda suspender as férias em janeiro para reposição das aulas. Ainda de acordo com informações do município, 1.026 profissionais da Educação estiveram presentes em seus postos de trabalho nesta segunda (13), 69 unidades da rede municipal funcionaram a maior parte do dia e a paralisação atingiu integralmente 33 unidades. A quantidade de escolas com atendimento parcial foi variável tendo em vista os turnos que funcionaram e deixaram de operar, e algumas unidades encerraram o turno da tarde mais cedo.

“Os pontos dos profissionais faltosos foram registrados nesta segunda-feira por equipes de inspeção da Secretaria de Educação que estão vistoriando todas as unidades da rede, procedimento que vai ser mantido nos próximos dias. Estão sendo contabilizadas as faltas de cada grevista. O corte de ponto tem amparo legal do Supremo Tribunal Federal que proferiu decisão neste sentido em 2016. Foram apurados 1.544 faltosos que terão estes 12 dias de trabalho cortados do pagamento já nos vencimentos de agosto, com data de pagamento para o próximo dia 31″, informou o município.

A prefeitura disse ainda que “frente a uma dívida acumulada por gestões passadas em R$ 766 milhões, não pode conceder reajuste salarial e que a prioridade, ao sanear as contas públicas, é manter em dia os vencimentos dos servidores. Aos pais de alunos a prefeitura tem esclarecido que a categoria está com os salários em dia e que as medidas tomadas visam garantir o cumprimento do ano letivo, sem prejuízo aos estudantes.”

Outros atos acontecem nesta semana. Nesta terça-feira (14), o ato acontece na Praça Dom Pedro, às 14h. Na quarta (15), às 9h haverá um ato em Itaipava e às 14h, na Praça da Águia. Na quinta-feira (16), na Praça da Liberdade, às 10h; e na sexta (17) haverá uma assembleia na Catedral, às 10h.

(Foto: Tiago Corvello)

Confira abaixo a nota enviada pelo SEPE:

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).