Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Museu do Artesanato inaugura sala dedicada ao bordado neste mês

Neste mês, a CASA – Museu do Artesanato do Rio de Janeiro vai abordar a “Memória do Bordado Fluminense” que vai constar no calendário da 12ª edição Primavera dos Museus. Cocco Barçante amplia o espaço do museu, inaugurando no dia 15 de setembro, uma sala dedicada ao bordado do Rio de Janeiro, prestando homenagem à Maria Elisa Churro (in memorian), curadora do museu falecida em março deste ano.

Na data acontece a abertura de duas exposições “Memória do Bordado Fluminense”, com curadoria realizada pela designer Gloria Correia e “Uma Viagem pelo Teatro Popular Brasileiro”, retratando a memória do Teatro Brasileiro com curadoria do ator José Araújo.

Após a abertura das duas exposições, o público poderá conferir o “Sarau Noite enSOLarada”, um projeto literário da escritora e apresentadora de TV, a jornalista Ivone Sol.

As respectivas exposições ficam em cartaz 16 de setembro a 18 de novembro de 2018. O Museu funciona aos sábados e domingos  das 11h às 17h, com ingressos  a preços populares nos valores de R$ 5,00 e R$ 3,00. Durante a semana, o museu oferece programação especial, mediante agendamento prévio aos grupos de turismo e escolas da região.

O  Museu do Artesanato do Rio de Janeiro possui um acervo constituído por diferentes produtos e técnicas de bordado, oriundos das diversas regiões do Estado: Porciúncula (Noroeste do Estado) – Grupo O Bangalô coordenado por Eponina Sanches; Região Serrana, (Petrópolis/Brejal) – Grupo Arte em Comum e a bordadeira Rosângela Borba; Rio de Janeiro (região Metropolitana), Bordado Carioca, Marias Maré e Grupo Arte (Baixada Fluminense); Natividade (Noroeste Fluminense) – Grupo Bordadeiras de Natividade, Itaperuna ( Noroeste Fluminense) – Grupo Bordando o Futuro. Atualmente  o Museu do Artesanato vem realizando um mapeamento da rota do bordado do Rio de Janeiro, visando  identificar as  trajetórias e narrativas de cada grupo, através da visitação aos seus respectivos locais de referências.  Dessa forma, o Museu Vivo cumpre seu papel em agregar e reunir pessoas, tecendo e fortalecendo os caminhos e redes que constituem a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço

Rua Coronel Veiga, nº 1734 – Ponte Fones

Telefone:  (24) 3111-4944

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).