Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Comissão de Proteção e Defesa dos Animais assina acordo para a proteção dos cavalos em Petrópolis

Recentemente, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, esteve reunido com a diretora da ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Elisabeth MacGregor, para tratar da situação dos cavalos oriundos da tração animal em Petrópolis.

Na reunião foi assinado um Termo de Parceria com a ONG, que se comprometeu a receber e cuidar de todos os animais para que tenham uma vida digna, com acompanhamento veterinário e boa alimentação. Caberá à CPDA o acompanhamento técnico e jurídico, promovendo o relacionamento institucional para que o projeto obtenha êxito.

Velloso espera que ainda nesta semana seja recebido pelo prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, para conversar sobre a empregabilidade dos condutores de charretes, caso o plebiscito determine o fim destes transportes.

“A substituição das charretes com cavalos por charretes elétricas ou outro tipo de veículo será uma boa oportunidade para o turismo. Os animais apenas circulam pelo centro histórico. Outros veículos podem ter uma rota maior, até os hotéis mais distantes e outras localidades da cidade, proporcionando opções diferenciadas de pacotes. Os atuais condutores poderiam ter seu emprego garantido nestas situações, pois já realizam o turismo receptivo”, adiantou Velloso.

Na próxima quinta-feira (4), a OAB/RJ fará um debate sobre “Tração Animal” em Petrópolis, das 9h às 13h, que será transmitido pelo YouTube no canal TV OAB RJ.

No próximo dia 7, junto com as eleições gerais, os petropolitanos vão decidir o destino das charretes na cidade de tração animal. Quem for a favor votará 1 e quem for contra a tração animal, votará 2.

Na Câmara Municipal, os vereadores Wanderley Taboada e Gilda Beatriz comandam as Frentes Pró e Contra à Tração Animal, respectivamente. Taboada é contra o encerramento das atividades por considerar que as charretes são tradição na cidade e afirma que há fiscalização e que os animais são bem cuidados.

“Sou a favor da manutenção das charretes ou jardineiras pelas seguintes razões: primeiro porque representa a nossa história por ser a única Cidade Imperial das Américas; segundo porque 30 famílias de charreteiros e outras pessoas que prestam serviços a eles vivem deste trabalho e por último porque conheço a maneira que esses animais são tratados e controlados pelo o órgão fiscalizador da Prefeitura e do veterinário particular que dá assistência. Eles são chipados para melhor controle, o mesmo não trabalha todos os dias e fazem revezamento porque possuem mais animais”, explica o vereador.

Já Gilda defende que o uso de animais nas charretes não é mais necessário, pois existe tecnologia para atender o turista, como veículos elétricos, por exemplo. A vereadora diz ainda que a Frente possui duas comissões: uma que estudará a recolocação profissional dos charreteiros e outra que vai estudar o destino dos animais caso o serviço seja extinto. A Frente Contrária à Tração conta ainda com uma página no Facebook.

*Com informações do site da OAB/RJ

(Crédito da foto: reprodução Vivian Silva / apontador.com.br)

 

Artistas se manifestam contra a tração animal

Personalidades como as atrizes Letícia Spiller, Alexia Dechamps, Paula Burlamaqui e a ativista Luisa Mell se manifestaram sobre o plebiscito e fizeram vídeos que foram publicados nas redes sociais contra a tração animal, confira:

https://www.instagram.com/p/BoWt_6VgUXw/?taken-by=alexiadechamps

https://www.instagram.com/p/BoWp-_cDKNs/?taken-by=luisamell

https://www.instagram.com/p/BoS0QowFHil/?tagged=petropolissemcharretes

https://www.instagram.com/p/BoSS8PdnGmh/?tagged=petropolissemcharretes

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).