Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Transporte coletivo será discutido em evento aberto ao público na UCP

No dia 23 de outubro, a CPTrans vai discutir o Transporte Coletivo durante mais uma consulta pública para composição do Plano de Mobilidade Urbana. O tema será abordado às 19h, durante a Semana de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Campus Barão do Amazonas. A discussão, que também inclui o transporte coletivo individual de passageiros, é aberta ao público.

A intenção é que a população, ao participar da consulta, auxilie na produção do PlanMob apontando diversos aspectos que envolvam o assunto e opinando sobre como esse modal afeta a sua vida. No caso do Transporte Coletivo, que vai envolver tanto o de passageiros quanto o individual, o público irá receber uma ficha técnica para que seja munido de informações sobre os assuntos.

“Esse, sem dúvida, é um dos temas de maior abrangência de público, então é importante que a população vá porque o assunto debatido ajudará a compor o PlanMob, que poderá afetar o dia a dia dos petropolitanos. O plano é projeto desenvolvido pela companhia, mas é tarefa de todos ajudar na sua composição demonstrando aspectos diferentes para que ele englobe e contemple as melhores ideias para a mobilidade da cidade”, explicar o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

A ficha técnica sobre transporte coletivo de passageiros irá informar dados estatísticos de acidentes de trânsito relativos a 2017, uma estimativa do número de habitantes que o utilizam, além de total de quilômetros percorridos, o número de passageiros transportados e uma projeção para 2018. Essa ficha também traz uma análise qualitativa, que demonstra as vantagens e desvantagens desse modal, além de seus riscos e oportunidades.

Já a ficha técnica sobre transporte público individual abrange os táxis comuns e adaptados. O documento aponta desde a frota deste tipo de veículo até a evolução da frota e também traz uma análise qualitativa sobre suas vantagens e desvantagens, riscos e oportunidades, além das ações impactantes que estão sendo realizadas atualmente.

Quem não puder comparecer, iremos disponibilizar os dados das fichas técnicas após a realização da consulta. A intenção é dar maior abrangência à população que também contará com um formulário para que possa emitir sua opinião sobre o assunto que tem interesse. O site disponibiliza a consulta sobre transporte não motorizado”, explica o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira. O acesso deverá ser feito no www.petropolis.rj.gov.br/cptrans.

Outras duas consultas públicas também ocorrerão durante a Semana de Engenharia

Além do Transporte Coletivo no dia 23, outras duas consultas públicas estão programadas para ocorrer consecutivamente: no dia 24 o tema Patrimônio Histórico e Feiras será discutido e, no dia 25 Cargas e Fretamento será o assunto abordado. Todas as consultas ocorrem a partir das 19h, no Campus Barão do Amazonas da UCP.

Até a conclusão do Plano de Mobilidade, a previsão é que outras 12 consultas públicas e quatro audiências sejam realizadas. Entre os temas que serão discutidos nas próximas reuniões estão educação e segurança no trânsito, turismo e grandes eventos, transporte escolar, eixos de crescimento urbano, LUPOS e leis de planejamento. Após essas consultas, será realizada a primeira audiência pública, dando início a uma nova fase de elaboração do PlanMob.

Após essa fase serão feitas novas consultas públicas, só que por eixos: infraestrutura de trânsito; operação de trânsito, que inclui segurança viária, fiscalização e uso do solo; além de acessibilidade universal e sustentabilidade ambiental. Ao final dessas consultas, será feita mais uma audiência com a apresentação das propostas e, depois, a última etapa de consultas públicas ocorrem nos bairros. Pelo cronograma três consultas: a primeira inclui a área do primeiro distrito; a segunda, do segundo distrito e a terceira do terceiro, quarto e quinto distritos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).