Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Esporte

Corridas de rua, atividades infantis, torneio de lutas e de futsal para surdos na programação esportiva de dezembro

Além da programação cultural, o Natal Imperial vai contar com atividades esportivas temáticas que prometem agitar mais de três mil petropolitanos em dezembro. O calendário preparado especialmente para o período oferece três corridas de ruas, além do 1º campeonato municipal de futsal para surdos, o Agita Lutas, que vai atender aos praticantes de karatê, judô e taekwondo e o encerramento dos campeonatos municipais de futsal e futebol de campo.

O circuito Fun and Run foi criado em Niterói com o objetivo de atender as datas festivas, como o carnaval e o halloween, com atividades esportivas. A ideia dos organizadores é proporcionar um evento comemorativo, mas sem perder o nível de competitividade exigido pelos atletas. A prova com o tema Natal Imperial acontece em Petrópolis no dia 1º de dezembro, às 21h.

“A gente prioriza a estrutura, oferecendo o máximo de conforto para os participantes. O segundo ponto é a diversão. Queremos que o corredor esteja alegre, aproveitando o percurso nos principais pontos do Natal Imperial. Mas também não podemos esquecer daqueles que estão na corrida para competir”, explicou Rodrigo Isaac, um dos organizadores da corrida, lembrando ainda que as inscrições estão abertas no site: http://www.circuitofunandrun.com.br/.

No dia 2 de dezembro, será realizada a corrida de rua infantil Imperial Kids. A largada para o evento será na Praça Dom Pedro, às 9h, em percursos de 100, 200 e 400 metros, de acordo com a idade de cada atleta mirim participante. O evento ganhou nova data por causa da chuva que atingiu a cidade no Dia das Crianças.

A corrida de rua que encerra o calendário das provas na cidade será a 7ª edição da Noel Runners. A prova solidária acontece em um único bloco de atletas, para que todos os participantes comecem e terminem o percurso juntos. Bastante tradicional na cidade, o evento tem como objetivo principal reunir doações para cinco instituições carentes, sendo assim, todos os corredores devem doar 1kg de alimento não perecível.

Além das provas de rua, a prefeitura promove no dia 2 de dezembro o 1º campeonato municipal de futsal para surdos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. O torneio vai mobilizar cerca de 50 atletas da cidade em quatro equipes, que jogam entre elas para decidirem o vencedor. O objetivo do governo municipal é usar o esporte como ferramenta de inclusão social.

“A prática esportiva promove a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A ideia é contribuir para a inclusão social e no desenvolvimento desse grupo. Acreditamos no esporte também como forma de demonstrarem seu potencial”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

Também como parte da programação esportiva de Natal, o Agita Lutas vai reunir praticantes de karatê, judô e taekwondo nos dias 15 e 16 de dezembro no CIE. Serão dois dias de uma competição nos moldes de um festival, garantindo que os atletas participem de diversas lutas. A ideia é incentivar a prática entre as crianças e os adolescentes.

Aumenta o número de ofertas de atividades físicas no município

Com o objetivo de combater o sedentarismo – que cresce em todo o mundo – a prefeitura está aumentando a oferta de atividades físicas nos bairros da cidade. Somente no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no Caxambu, são 12 modalidades esportivas gratuitas para a população, todas com vagas abertas para novos alunos. As aulas do Agita Petrópolis acontecem em 11 bairros regularmente, com futsal, futebol society, dança e alongamento. O governo municipal também mantém apoio aos projetos sociais da cidade e a Liga Petropolitana de Desportos (LDP).

Os interessados em participar das atividades podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).