Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Turismo

Mais 450 mudas de hortênsias são plantadas em frente à Catedral São Pedro de Alcântara

As hortênsias estão de volta à paisagem da cidade depois de muitos anos sem que estas flores, que já foram símbolo de Petrópolis, fossem cultivadas. E elas agora enfeitam ruas como Koeler, Alfredo Pachá e Roberto Silveira. Também foram colocadas no Quitandinha, na entrada da cidade, e na Ipiranga. Nesta última quinta-feira (13), foram plantadas 450 mudas na Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara. A tradição, que iniciou em 1910, está sendo resgatada com o empenho da Comdep: parte das mudas foram compradas e, agora, estas flores já geraram outras mudas no setor de jardinagem.

A retomadas das hortênsias iniciou com 7 mil mudas, compradas de produtores de São Paulo, plantadas em 2017. E este ano, a cidade ganhou cerca de 10 mil mudas e já com produção própria. As novas mudas são derivadas das primeiras que, podadas, deram origem a novas plantas. Este ano, 3,8 mil foram plantadas só em novembro e essas mudas começam a florir nos próximos meses.

“Depois do investimento inicial, de R$ 20 mil, tudo agora está sendo feito sem compra de nenhuma muda, pelos próprios funcionários da jardinagem da Comdep”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

A tradição de plantar Hortênsias começou ainda na década de 1910, com o prefeito Oswaldo Cruz. Entre as décadas de 60, 70 e 80, a grande quantidade da flor fez com que a cidade ficasse conhecida como “Cidade das Hortênsias”.

Nesta quinta, o bispo da diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, também fez questão de plantar hortênsias em frente à Catedral. “Plantar hortênsias, plantar uma flor significa o desejo de perpetuar a beleza na vida das pessoas. Por isso que, se Petrópolis sempre foi a “cidade das hortênsias”, inegável, a gente podia perder essa tradição. Então eu fico muito feliz dessa iniciativa, não só minha quanto do Instituto Histórico de Petrópolis, de pedir que fosse resgatado essa história maravilhosa esteja sendo atendida. A beleza de contemplar as hortênsias e, nelas, ver toda história maravilhosa de um povo que construiu essa história”, falou.

Comdep cultiva novas mudas de hortênsias

As flores podem chegar a 1,5 metro, mas bem antes disso, a equipe de jardinagem faz a poda delas. Depois, levam para o cultivo em Pedro do Rio ou no Bingen, um processo que leva pelo menos cinco meses. Depois de brotarem, as mudas são plantadas nos canteiros, que recebem limpeza e terra preta – que é melhor para florescer a Hortênsia. Depois disso, elas são regadas a cada dois ou três dias. O adubo é natural, feito da trituragem de galhos de árvores podadas no município. Dessa forma, os canteiros ficam úmidos por mais tempo e isso ajuda a planta a crescer. Em cinco meses, elas voltarão a ser podadas, reiniciando o ciclo.

“O setor de jardinagem fez todo processo de criação das mudas, cultivo e o plantio, e agora continua dando todos os cuidados para adubar e regar para que elas floresçam e tragam de novo o título simbólico de “Cidade das Hortênsias” para Petrópolis”, afirma o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).