Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Ensino público: 15 escolas funcionarão em tempo integral em 2019

A permanência do aluno o dia todo na escola com atividades de aprendizado entusiasma os pais, envolve as comunidades e coloca Petrópolis no rumo certo: até 2025 o governo federal estipula que 50% dos alunos da rede precisam estar em escolas de tempo integral. Essa mudança na rede municipal vem acontecendo gradativamente e em 2019, mais cinco escolas passarão a atender integralmente os alunos, totalizando 15 unidades de ensino. A previsão é de que mais 500 estudantes sejam beneficiados.

Outro ponto que vem sendo trabalhado para garantir o conforto de alunos e servidores diz respeito às melhorias estruturais nos espaços escolares. Nesse ano, 32 unidades receberam e melhorias. Além disso, espaços serão adaptados para atender mais alunos da educação infantil.

“O atendimento integral garante que os alunos tenham acesso a atividades educacionais diferenciadas, mais alimentação no ambiente escolar e segurança para os pais, que podem trabalhar tranquilos porque sabem que os filhos estão nas escolas. O objetivo é o de continuar aumento o número de unidades escolares que ofertam esse atendimento a cada ano”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Passarão a atender integralmente as escolas: EM Luiz Carlos Soares (Morin) – 4º período ao 3º ano do ensino fundamental; EM Johann Noel (Bingen) – do 4° período da educação infantil até o 3° ano do ensino fundamental; EM Senador Mário Martins (Caxambu) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental; EM Monsenhor CirilloCalaon (Jardim Salvador) – 1° ao 3° ano do ensino fundamental e EM Magdalena Tagliaferro (Castelo São Manoel) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental.

Aumento na oferta de vagas na educação infantil 

Para garantir a inclusão de novos alunos na educação infantil, o poder público vem investindo em adaptações de espaços. Nesse ano o destaque foi a transformação da Escola Professora Hermínia Matheus para CEI Hermínia Matheus, no São Sebastião. Mais de 100 alunos estão sendo atendidos integralmente na unidade escolar.

Outros espaços também receberam novos alunos: no total foram criadas mais 262 vagas para crianças em CEIs em 2018, mas o planejamento é o de aumentar a oferta em outros bairros. A Secretaria de Educação vai adaptar o Ciep Santos Dumont, no Independência e a Escola Augusto Meschick, na 24 de Maio. Além disso, no Centro, a Secretaria de Educação está ampliando o CEI Primeira Infância para garantir mais vagas na educação infantil.

Revitalizações garantem conforto para alunos e servidores 

A revitalização de espaços educacionais em 2018 alcançou 18 unidades. Além disso, o poder público retornou com as obras no prédio da EM Jandira Bordignon, no Quintandinha, que havia sido paralisada em 2016. As intervenções foram retomadas em março de 2018. A precariedade do prédio ocasionou, em 2015, a transferência de todos os alunos para duas casas alugadas nas redondezas. A unidade, com infiltrações, goteiras, mofo e vazamentos, passou anos sem manutenção até que teve o prédio desativado. No novo prédio, a escola, localizada no Quitandinha, poderá atender até 700 alunos – matriculados desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. A reforma compreende 12 salas de aula, biblioteca e quadra poliesportiva.

“São mais de 42 mil alunos distribuídos em escolas e Centros de Educação Infantil e nada mais justo do que garantir o conforto e qualidade dessas crianças. Apesar da crise financeira, evoluímos muito nesses dois anos, tanto nas reformas, no retorno da obra da Jandira Bordginon e na transformação do CEI Hermínia Matheus e já planejando revitalizações em outros espaços”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Outra obra que garantirá conforto para os alunos será a da Escola São José do Caetitu. Os alunos – que foram transferidos para o prédio da escola Quinta do Lago – em outubro de 2016, ainda na gestão passada – poderão retornar ao seu prédio de origem. Estão previstas obras no telhado, parte elétrica e pintura.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).