Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Museu Imperial é uma das inspirações do desfile da Vila Isabel

Neste ano, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel presta homenagem à cidade de Petrópolis com o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos – a Vila canta a cidade de Pedro”. O desfile, além de exaltar a coroa da princesa Isabel, símbolo da escola azul e branca, irá enaltecer também a família imperial brasileira, grande responsável pela fundação de Petrópolis e o padroeiro da cidade e do Império do Brasil, São Pedro de Alcântara.

A abertura do desfile traz o encontro das coroas com a Berlinda de Aparato de Dom Pedro II, carruagem usada pelo imperador em eventos de gala, e a Catedral de São Pedro de Alcântara com seus vitrais.

Ainda com referência ao Museu Imperial e a cidade de Petrópolis, o desfile retrata a Versalhes brasileira, os jardins da casa de verão da família imperial e a locomotiva Leopoldina, que, inclusive, encontra-se exposta no Pavilhão de Viaturas do Museu Imperial.

Outras referências relativas à cidade serão mostrados na avenida, como os imigrantes alemães,  italianos e franceses, o antigo cassino do Hotel Quintandinha, as fábricas e o inventor Santos Dumont. Tudo isso distribuído ao longo de vinte e sete alas com três mil componentes e sete carros alegóricos.

Por fim, a Vila fecha o seu carnaval com o “Baile da Negritude”, onde será sugerido um baile no Palácio de Cristal por conta da alforria dos últimos 103 escravos da cidade, fato ocorrido em abril de 1888, antes da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.

 

Mais em:
Vila Isabel apresenta fantasias do desfile
Vila Isabel será a segunda a desfilar na segunda-feira de Carnaval
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).