Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

“Preservação do Museu Casa do Colono” é tema do Fale-me de Petrópolis nesta quinta

Nesta quinta-feira (28), a Biblioteca do Museu Imperial recebe a Bacharel em Museologia e Mestra em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Ana Carolina Maciel Vieira, às 14h, para mais uma edição do “Fale-me de Petrópolis”.

O projeto consiste em um “bate-papo” informal entre uma personalidade da cidade e o público participante, e tem como objetivo a interação de ambos a partir de histórias e experiências contadas por esses cidadãos petropolitanos.

Nesta primeira edição de 2019, o tema será “As conquistas e os desafios da preservação do Museu Casa do Colono: 43 anos de história”. Na ocasião, a palestrante fará um histórico sobre o processo de criação, fundação e inauguração do museu, além dos projetos Educativos e da Campanha de Doação de Acervos.

Segundo Ana Carolina, inaugurado em 16 de março de 1976, o Museu Casa do Colono comemora 43 anos de fundação e busca fortalecer, cada vez mais, o seu papel social como instituição de memória, por meio de projetos educativos e campanhas de sensibilização da identidade local.

A historiadora Cláudia Costa, idealizadora do projeto, diz que além de uma boa conversa o “Fale-me de Petrópolis” visa aliar cultura, dinamismo e livros em um ambiente aconchegante, fazendo com que todos se sintam à vontade.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do Imperador d. Pedro II que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

Sobre a palestrante: Ana Carolina Maciel Vieira é Bacharel em Museologia e Mestra em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Desde 2013, atua como museóloga, servidora pública de provimento efetivo na Prefeitura Municipal de Petrópolis (RJ), onde participou ativamente da criação do Sistema Municipal de Museus de Petrópolis. Atualmente é membro da Comissão Consultiva do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ), como representante da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e conselheira eleita para o triênio 2018-2020, no Conselho Regional de Museologia, 2ª região. Sua área de pesquisa e atuação é voltada para o estudo de recepção e avaliação do Patrimônio Cultural/ Natural e seus públicos, Gestão Museológica, Educação Patrimonial e Ação Educativa em museus, e Políticas Culturais para Museus. Trabalhou como tutora de ensino à distância no Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, iniciativa de Capacitação profissional da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e Mistério da Cultura. Além de prestar serviços museológicos para diversas instituições culturais públicas, privadas e organizações não governamentais, como Museu da Pessoa Ltda., Museu Histórico Nacional, Museu da República, Centro Cultural da Caixa Econômica Federal – Caixa Cultural, Central Globo de Produções – Projac; Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil – Ilha Fiscal. Dedicando-se à pesquisa científica acadêmica tanto como bolsista CAPES (nível de pós-graduação), como bolsista PIBIC/ CNPq, bolsista Extensão e de Iniciação Científica da UNIRIO, em nível de graduação, além de atuar em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento do campo museal como colaborada voluntária, principalmente no antigo Departamento de Museus do IPHAN, atual Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).