Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Projetos Sociais

Projeto da FMP/Fase visa ampliar os atendimentos odontológicos gratuitos oferecidos na Pestalozzi

Agora é oficial. Os alunos do curso de graduação em Odontologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) já começaram a realizar atendimentos na Pestalozzi Petrópolis, instituição que atende crianças e jovens com necessidades especiais. Nessa semana, eles participaram de um treinamento na unidade, junto com os alunos do curso de Auxiliar em Saúde Bucal da regional da Associação Brasileira de Odontologia.

A atividade faz parte do projeto de extensão “Somos Todos Especiais”, lançado no ano passado pela FMP/Fase com o objetivo de qualificar e ampliar os atendimentos odontológicos gratuitos oferecidos na unidade da Pestalozzi na cidade. “Os alunos da graduação estão muito empenhados com a construção desse projeto e se dedicando na organização do consultório. Uma oportunidade única para quem está começando, ter a responsabilidade de comprar materiais e planejar os atendimentos. Estar com os alunos da Pestalozzi é muito gratificante para todos nós. É uma troca de amor gratuita”, explica Gisele Damaceno, professora do curso.

A ideia é que toda semana também seja realizada uma oficina abordando temáticas diferentes, para alunos e profissionais envolvidos no projeto, e para as crianças que são atendidas por ele. “Achei essa iniciativa ótima porque a Extensão é isso mesmo, é a gente trazer o conhecimento que está dentro da faculdade, dentro do ambiente acadêmico para a sociedade, para a vida”, comenta Cláudia Santiago, odontóloga do Hospital Universitário da UFRJ, convidada para ministrar a oficina desta semana.

O curso de Odontologia da FMP/Fase vem atuando na unidade desde 2017. Até agora, já foram realizadas ações de promoção em saúde, como palestras sobre escovação e a importância da prevenção, triagem para avaliar a necessidade de tratamento odontológico das crianças, além de teatro e outras atividades lúdicas. Uma troca de experiências que não passa despercebida pelos estudantes. “Para mim é um grande prazer fazer parte desse projeto. Quero, futuramente, trabalhar com isso. Ter a oportunidade de, durante a graduação, trabalhar nesse projeto, ter o contato com pessoas que necessitam desse nosso apoio é extremamente importante”, afirma Vinícius Barbosa, aluno do 4º período.

A FMP/Fase investe há 15 anos na área de Odontologia, oferecendo cursos de especialização lato sensu, graduação e extensão, assim como também desenvolve linhas de pesquisa e contribui para o desenvolvimento do setor na rede municipal de saúde. A instituição ainda irá inaugurar, em abril, um novo prédio no terreno do Ambulatório Escola, em Cascatinha, que contará com 52 consultórios odontológicos e irá aumentar o suporte para as demais especialidades médicas oferecidas na unidade, dobrando o número de atendimentos realizados hoje.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).