Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Visitação gratuita na Casa de Santos Dumont em comemoração ao Dia Internacional dos Museus

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus – 18 de maio – o Museu Casa de Santos Dumont terá entrada gratuita para petropolitanos e visitantes. A iniciativa faz parte da 17ª Semana Nacional de Museus. Recentemente, o atrativo ainda ganhou destaque com o recebimento do “Prêmio APL – Academia Petropolitana de Letras 2019”, na categoria “Associação de Ciências e Letras para entidades culturais”.

Construída em 1918, o chalé de fachada europeia com paredes brancas e janelas verdes se destaca na paisagem do Centro Histórico. O imóvel já tem assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal para reforma, no valor de R$ 466.022,86, para garantir ainda mais a preservação do atrativo histórico.

Antes da construção do imóvel, poucos imaginavam que o terreno íngreme que ficava bem na entrada da Rua do Encanto, no Centro da cidade, poderia abrigar uma moradia. Visionário, o pai da aviação decidiu construir lá seu chalé, que desenhou e planejou com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras. Hoje, quem sobe as escadarias e entra na imóvel consegue notar de cara que se trata de uma casa especial. Para entrar, só é possível com o pé direito, em função do formato das escadas criadas por Santos Dumont. A personalidade do inventor é facilmente notada em cada canto, desde o chuveiro aquecido a álcool, que ele mesmo inventou, aos móveis multiuso, como um gaveteiro que servia de cama e uma mesa de estudos que também era usada para fazer suas refeições.

O museu, que tem 59 m², conta hoje com cerca de 70 peças em seu acervo, incluindo medalhas, cartas, peças de vestuário, mobiliário solto, livros, entre outros.

“O museu tem trazido grande contribuição para o turismo cultural da cidade. Somos hoje o segundo museu mais visitado, recebemos turistas de todo o mundo. Nosso patrono era conhecido mundialmente. Uma casa pitoresca, bem como sua personalidade. Além da nossa cidade ter sido a escolhida para construir a seu gosto sua única residência ‘A Encantada’. Com mais de 100 anos de construção, a casa contém seu mobiliário original, e grande acervo a ser observado. Com estilo de um chalé francês, a casa se tornou um ícone na cidade, diferente de toda construção da época”, avalia a coordenadora do museu, Simone Wayand.

Museu é premiado pela APL

Pela importância do museu e pela valorização do patrimônio da cidade, o Museu Casa de Santos Dumont foi escolhido para receber o prêmio Associação de Ciências e Letras para entidades culturais, da APL – Academia Petropolitana de Letras, de 2019. Criado em 1985, o prêmio contempla personalidades e instituições que se destacam em diversos segmentos culturais, das artes e da educação, com diplomas e medalhas, além de conceder outorgas honorárias e homenagens especiais.

“O Museu Casa de Santos Dumont é um patrimônio que a gente precisa valorizar e mostrar. Ele tem essa missão de preservar a nossa história”, explica Christiane Michelin, vice-presidente da APL.

“É muito importante o museu receber esse reconhecimento. Ele tem ganhado atenção especial nos últimos anos e tem recebido cada vez mais turistas. Temos incentivado também a visita dos petropolitanos, concedendo gratuidade em datas comemorativas, por exemplo ”, destaca a diretora de Turismo da Turispetro, Amanda Alvarez.

O Museu Casa de Santos Dumont funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h30, mas a bilheteria fecha às 17h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).