Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Alceu Amoroso Lima é tema do “Fale-me de Petrópolis” nesta quinta

Nesta quinta-feira (29), a Biblioteca do Museu Imperial recebe Maria Helena Arrochellas para 31ª edição do Projeto “Fale-me de Petrópolis”, às 14h30. O tema do encontro será: “Alceu Amoroso Lima e Petrópolis”. A entrada é franca e aberta ao público.

Sobre a palestrante

Maria Helena Arrochellas é teóloga e diretora do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, unidade da Universidade Cândido Mendes. O CAALL funciona em Petrópolis, na casa onde o ilustre pensador viveu. Também é coordenadora das coleções “Presença de Alceu”, que reedita, com prefácios contextualizados, as obras de Alceu Amoroso Lima, e “Correspondência Alceu Amoroso Lima”, que edita as correspondências de Alceu com vários intelectuais brasileiros. É vice-presidente da Associação de Amigos de Dr. Alceu/AADA. Participa ativamente dos Conselhos Municipais da Cidade e foi membro da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis.

Sobre o Fale-me de Petrópolis

O projeto é uma atração da Biblioteca do Museu Imperial, possui um público cativo e, a cada edição, atrai mais adeptos. Segundo a idealizadora Cláudia Costa, o sucesso do “Fale-me de Petrópolis” se deve ao envolvimento dos participantes e à informalidade do encontro, possibilitando que os convidados sintam-se “em casa”.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador d. Pedro II, que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).