Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Gastronomiapublieditorial

Trattoria Locanda é nova opção gastronômica no Centro de Petrópolis

por Priscila Dianin

Aberto há cerca de quinze dias, o Trattoria Locanda vem apresentar um formato de restaurante com comida típica da Itália feita com ingredientes próprios, massas, torradas e pães frescos, como o focaccia e o ciabatta, sem conservantes. A base da receita é tradicional, leva sêmola di grano duro e farinha italiana Tipo 00, que se refere ao grau de refino da farinha. E é feita na máquina original italiana para fazer macarrão à moda caseira, a lemon ferritina.

O Trattoria Locanda vem com a proposta de trabalhar com ingredientes de qualidade, acessíveis e oferecer pratos de alta gastronomia, utilizando o ingrediente como ele é, mas com uma técnica escolhida pelo chef. Os legumes e ervas frescas também são elementos fornecidos por produtores locais, dos bairros Caxambu, Itaipava e Brejal. A truta é outro ingrediente utilizado no cardápio vindo de um criador da espécie que mora em Petrópolis.

No cardápio são oferecidos sete tipos de entradas, com destaque para a bruschetta de tomate à base de pão, sete tipos de massas, como o penne alla putanesca (feito à base de azeitona, manjericão, ricota fresca), lasanha, tagliatelle (massa cortada em tiras), tagliolinni (tipo de massa cortada em tiras mais finas do que tragliatelle), ravioli (massa recheada de queijo, espinafre ou carne) e gnocchi di zucca al formaggio (massa feita com abóbora cabotiá ao queijo) e chip de carne seca. E, os risotos de rabada, de cordeiro com lentilhas e de cogumelos de origem japonesa, o shiitake, de origem francesa, o champignon de paris e cogumelo de origem europeia, o Portobello, conhecido por ser grande e com textura firme). Também são oferecidas três opções de peixes e quatro de carnes. As sobremesas foram distribuídas em cinco opções, com destaque para o pudim de parmesão com calda de goiabada.

Além disso, os pratos são elaborados para agradar clientes que estão pelo Centro Histórico desfrutando de um passeio turístico ou no intervalo do trabalho para o almoço. Além disso, a opção gastronômica cai muito bem para quem quer um happy hour com os amigos ou colegas de trabalho e até mesmo um jantar a dois. Para incrementar essa experiência, a adega climatizada fica aberta para degustação dos clientes, com mais de cem rótulos de vinhos da Argentina, Brasil, Chile, Itália, Portugal, Espanha, África do Sul e Estados Unidos.

Em 2014, o empresário Luiz Fernando Gomes adquiriu o Locanda Della Mimosa, no Vale Florido, que atualmente conta com 22 quartos e um belo restaurante cercados pela natureza. Desde então, segundo ele, a ideia era expandir o que tinha de melhor naquele espaço para o centro de Petrópolis. “Por isso, compramos esta casa para instalar o restaurante, um local de eventos e com estacionamento. É um local muito agradável e bonito. Isso tudo leva o petropolitano a ter mais uma opção dentro da cidade. Vimos também que isso poderia completar a parte turística de Petrópolis”, afirma Luiz Fernando.

O espaço do Trattoria Locanda envolve um ambiente aconchegante de um dos mais bonitos casarões antigos do Centro Histórico de Petrópolis, a charmosa decoração com quadros, louças e piano de parede, além de música, que ao longo das semanas vai se diversificar entre o jazz, blues, bossa nova e MPB. No sábado, dia 28, o músico Rodrigo D’Ávila Duo se apresenta no Trattoria Locanda. Em outubro, as apresentações começam com Lelei Gracindo Duo, dia 5 e, Heitor Peres Duo, dia 12.


Serviço
Trattoria Locanda
Horários: Quartas-feiras, 12h às 17h | De quinta a sábado – 12h às 23h | Domingo – 12h às 17h
Local: Avenida Ipiranga, 439 – Centro Histórico – Petrópolis/RJ
Reservas: (24) 2104-7343 ou [email protected]

 

 

Fotos: Acervo Restaurante Trattoria Locanda

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).