Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

“Academia na Serra” promove troca de conhecimento e projetos entre instituições ligadas a área da saúde

por Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves

As pesquisas científicas na área da saúde avançam, ao mesmo tempo em que seguimos convivendo com problemas tão arraigados como a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O que podemos mudar? Como tirar o melhor proveito da informação e da tecnologia sem descuidar da humanização no atendimento? Questões como essas estarão em debate no simpósio “A Academia na Serra II”, em Petrópolis, nos dias 8 e 9 de novembro.

É com orgulho que a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase receberá a segunda edição do encontro, organizado mais uma vez em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Academia Nacional de Medicina. A primeira ocorreu em 2017, dentro das celebrações pelos 50 anos da criação de nossa faculdade. A ideia começou e segue sendo construída com ex-alunos ilustres e dedicados ao ofício.

Ao promover “A Academia na Serra” estamos compartilhando com essas instituições não só os nossos projetos comuns. Também mostramos aos alunos que a verdadeira ciência e a medicina se fazem com a articulação entre o conhecimento científico, as técnicas de abordagem ao paciente e a reflexão dos determinantes de saúde e da doença, que são sociais. Tudo através da efetiva parceria com o SUS, que permite o acesso da população àquilo que é mais importante para os futuros profissionais, no exercício da sua profissão.

Temos o prazer de, nesses dias, receber os mais renomados palestrantes, para apontar para os jovens e os nossos visitantes quais são as mais novas tendências na área do saber médico. Tanto na saúde coletiva, como no estudo das epidemias, nas novas técnicas de ensino e nas abordagens cirúrgicas, a partir das inovações tecnológicas.

O seminário é construído em conjunto por várias cabeças, fruto de uma mesma visão, com um comitê científico das instituições parceiras e da faculdade trabalhando junto, sempre a serviço da população, para tentar reduzir as diferenças sociais através do acesso à saúde. Buscar saídas é a meta. Porque fazer pensar – e repensar – é uma das nossas missões.

Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves é Supervisora Geral da FMP/Fase.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).