Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Alunos se tornam modelos em fotos que valorizam a história e cultura africana

Respeito, cortesia, compartilhamento, comunidade, generosidade, confiança, desprendimento e amor: tudo isso está relacionado ao significado da palavra Ubuntu. E foi através desse espírito de cumplicidade que surgiu, no Centro Educacional Comunidade São Jorge, um projeto diferente: 57 alunos da escola, entre 7 e 15 anos, se tornaram modelos e suas fotos, que valorizam a história e cultura africana, estão em exposição na Casa da Educação Visconde de Mauá. A abertura da mostra, que recebeu o nome de “Ubuntu: Minha Beleza tem Raízes” ocorreu nessa última terça-feira (19) e a visitação poderá ser feita até o dia 30 de novembro.

A exposição é a culminância do projeto Independência que foi trabalhado com os alunos da escola durante todo o ano através de duas oficinas: Ubuntu e Eu No Mundo. Na oficina Ubuntu, o foco foi trabalhar aspectos da história e cultura africana, valorização e resgate, identidade e representatividade. Na Oficina Eu no Mundo, as crianças tiveram oportunidade de refletir sobre a atuação crítica e responsável na sociedade, partindo dos valores que são a base do trabalho desenvolvido na escola: amor, responsabilidade, amizade, companheirismo, honestidade e respeito. Além de serem modelos nas fotos, os alunos receberam dicas sobre fotografia.

No total, 59 fotos ilustram o projeto. A produção e as fotografias são de Bia Wolf. A edição, de Sophia Ázara e o patrocínio é da Bem Cultural Editora. “Esses jovens podem ser o que eles quiserem e devem ter orgulho de suas origens. Esse é o resultado de um trabalho de um ano inteiro e que me deixou muito orgulhosa”, disse Bia.

A professora Cecília Pinheiro destacou a importância do trabalho para os alunos. “Viver junto, abraçar o outro, se alegrar pelas conquistas dos amigos, se reconhecer nessa foto e ter orgulho de cada traço. A alegria de cada um deles se reconhecendo nas fotografias não tem preço”, contou.

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A classificação é livre e a Casa fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

Centro Educacional Comunidade São Jorge: atendimento integral

O Centro Educacional Comunidade São Jorge mantém parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação. O local oferece atendimento integral com o apoio da Associação Parceiros da Educação e do Projeto EcoHabitare.  Os alunos do Centro Educacional Comunidade São Jorge estão matriculados do 4º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. O atendimento integral funciona das 7h30 às 16h30, com aulas intercaladas e projetos diferenciados: teatro, educação física, psicologia e artes, são alguns dos destaques. Os alunos também praticam atividades em grupos, de acordo com a proposta pedagógica da instituição.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).