Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Praça Stefan Zweig é finalizada nesta semana

Nesta última segunda-feira (25), teve início a montagem da Praça Stefan Zweig na Rua Oscar Weinschenck, entre as ruas da Imperatriz e Irmãos D’Ângelo, no Centro, que vai homenagear uma das maiores personalidades que viveu em Petrópolis: o escritor austríaco Stefan Zweig, que escolheu o município quando veio para o Brasil na década de 1940. Os setores de obras e jardinagem da Comdep mobilizaram mais de 20 funcionários para o trabalho.

O espaço de 4,5 metros onde ficará a praça teve a tela em frente removida, recebeu limpeza, plantio de grama e flores e instalação de quatro bancos de madeira. O terreno foi doado pela família Orleans e Bragança com esta finalidade. O trabalho da Comdep estará finalizado até esta terça (26).

Segundo Francisco de Orleans e Bragança o local foi doado em 1940. “É uma homenagem muito importante a Stefan Zweig, um escritor que morou por um tempo em Petrópolis, e contribuiu muito para a cultura local, disseminando a história da cidade”, frisou.

O escritor veio para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e escolheu Petrópolis para se refugiar junto com a mulher. Por aqui, escreveu “Brasil, um país do futuro”, livro em que exalta as qualidades da terra tupiniquim, a pluralidade e hospitalidade do povo que o acolheu. As obras de Stefan Zweig foram traduzidas em mais de 50 países e o tornaram best-seller pelo mundo. Ainda assim, a solidão e as notícias da guerra levaram à depressão e o austríaco, junto com a esposa, ingeriram veneno. O local onde eles morreram é hoje um museu dedicado a ele – a Casa Stefan Zweig tem visitação gratuita de sexta a domingo, de 11h às 17h, na Rua Gonçalves Dias, 34 (Valparaíso). Além disso, a Biblioteca Municipal Central Gabriela Mistral guarda 80 volumes doados pessoalmente pelo escritor.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).