Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Bibliotecas das escolas municipais recebem livros doados em campanha do Procon

Quatro escolas da rede municipal de ensino estão sendo equipadas pelo Procon, graças à campanha Procon Literário. Ao todo, foram 2.572 livros arrecadados desde 14 de janeiro e que começaram a serem distribuídos nas unidades de ensino Rosalina Nicolay, Carlos Demiá, Odethe Fonseca e Maria Campos e também para o Centro de Reintegração da Criança e do Adolescente. A intenção é incentivar os estudantes ao hábito da leitura – e ajudar a mudar a realidade apontada pela pesquisa do Instituto Pró-Livro que demonstrou que 44% da população brasileira não lê.

O estudo Retratos da Leitura, desenvolvido pela instituição, aponta, ainda, que 30% dos brasileiros nunca compraram um livro. Além disso, a média de obras lidas anualmente no país, por habitante, é de 4,96 e, deste total, 2,43 sequer foram terminados. A pesquisa ainda aponta que 7% do total de leitores, leem por exigência escolar e apenas 25% pelo simples fato de gostar de ler.

Entre obras doadas estão desde clássicos como “Cem Anos de Solidão”, do escritor Gabriel García Márquez; “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrande; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; a obra completa do escritor português Eça de Queiroz com obras como “Os Maias”, “O Primo Basílio”, “O Crime de Padre Amaro”, entre outros. Mas fenômenos recentes também estão entre os livros entregues às instituições: “Harry Potter” de J.K. Rowlling, toda a série de “Desventuras em Série” de Lemony Snicket e até “O Código da Vinci” de Dan Brown foram doados graças à campanha.

A diretora adjunta da Escola Maria Campos, Amanda Grijó, disse que realiza oficinas de leitura e contação de história na unidade de ensino e destaca a importância de novas obras para a instituição. “Temos uma sala de leitura com quase 500 livros e agora dobramos o nosso acervo. Doações como essa proporcionam novas oportunidades aos alunos e a sociedade como um todo que se mobiliza durante a arrecadação”, comemorou ela, que foi contemplada com 505 livros para a escola.

Quem também comemorou foi a diretora da Rosalina Nicolay. A escola que conta com 160 alunos, recebeu 155 títulos. “São muitas as dificuldades vivenciadas pelas crianças dentro das comunidades, tanto no aspecto social quanto no familiar. A leitura vem como uma oportunidade de mostrar que há outros mundos possíveis, uma realidade diferente daquela em que estão inseridos ajudando a desenvolver a capacidade de sonhar e planejar um futuro melhor para suas vidas”, destacou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).