Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Prefeitura prorroga decretos até o dia 11 de maio

Nesta quinta-feira (30), o prefeito Bernardo Rossi anunciou a prorrogação do decreto municipal com as medidas de prevenção e de enfrentamento do coronavírus até o dia 11 de maio, assim como foi feito pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A partir da próxima segunda-feira (4), o uso de máscaras será obrigatório para quem precisar sair de casa.

O prefeito ressaltou que o número de casos de pessoas que contraíram a Covid-19 segue aumentando em Petrópolis e em todo país e que, para evitar um colapso no sistema de saúde, o isolamento social continua sendo a principal arma do município. “Infelizmente já são mais de 5 mil mortes no Brasil e, no estado do Rio, a capital já entrou em colapso, além de municípios da baixada fluminense. A nossa união de esforços é muito importante para que isso não aconteça aqui na nossa cidade. Por isso, nós vamos ampliar o nosso decreto até o dia 11 de maio, com o mesmo objetivo que vem desde o início do combate a essa pandemia: salvar vidas”, anunciou o prefeito Bernardo Rossi.

Com a prorrogação continuam válidos os decretos que determinam: a proibição de eventos com aglomeração de pessoas; a suspensão das aulas nas unidades escolares; o fechamento de academias, clubes, cinemas, teatro, parques e pontos turísticos; a restrição ao funcionamento de restaurantes (que podem atender com delivery) e bares; a circulação de ônibus e vans vindos de outros municípios; o uso de máscaras pela população; entre outras medidas adotadas desde 13 de março.

O comércio de serviços não essenciais continua com as portas fechadas e podem atender apenas no sistema de entregas. Esta medida não inclui mercados, farmácias, lojas de produtos veterinários e ração, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, oficinas mecânicas e borracharias, lojas de materiais hospitalares e serviços de saúde. Também podem funcionar os materiais de construção.

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (30) mostra que 152 pessoas tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, sendo que 52 estão internadas e nove morreram. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, uma menina, recém-nascida, é a mais nova contaminada pela Covid-19 em Petrópolis.

Em todo país, foram confirmados 79.361 casos, com 5.511 óbitos. O prefeito Bernardo Rossi ressaltou que tem preocupação com os impactos econômicos dessas medidas, mas destacou que, sem elas, “se a pandemia sair do controle, os impactos na economia serão ainda piores, mais desastrosos”. Ele voltou a garantir que estão sendo avaliados cenários para reabertura gradual do comércio e pediu compreensão pela população para ficar em casa e se proteger.

“Descumprir o isolamento social é um dos maiores erros cometidos pelas pessoas. Entendemos os problemas e prejuízos de todos, mas precisamos zelar pelo bem-estar geral. Se as pessoas insistirem em permanecer nas ruas o vírus vai circular com força total e diversos casos vão aparecer ao mesmo tempo na cidade, causando diversos problemas. Os petropolitanos devem se conscientizar o mais depressa possível”, afirmou o médico infectologista, José Henrique Castrioto.

O médico Luis Arnaldo Magdalena Pereira, infectologista e professor da FMP/Fase, reafirma a importância do isolamento social neste período. Confira o vídeo:

 

*Matéria atualizada às 16h45

https://www.instagram.com/tv/B-Z8p7WhOcZ/

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).