Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Projetos Sociais

Hospital de Ensino Alcides Carneiro recebe doação de EPIs

A parceria do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) com o projeto FaceShield Nova Friburgo, do Instituto de Saúde Nova Friburgo (ISNF/UFF) e do Instituto Politécnico de Nova Friburgo (IPRJ/UERJ), garantiu a doação de 100 protetores faciais, ao longo dos meses de maio e junho, para o Hospital de Ensino Alcides Carneiro (HEAC). As viseiras foram distribuídas para professores, preceptores, residentes e plantonistas que atuam nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Endoscopia e outros serviços no HEAC.

“Minha preocupação inicial foi a de garantir segurança aos nossos residentes. Mesmo não lidando diretamente com os casos de Covid-19, precisamos nos proteger. Não sabemos se o paciente que estamos atendendo tem o vírus incubado. No hospital temos os kits de equipamentos de proteção individual (EPI), mas essa parceria vem fortalecer o nosso cuidado em saúde, garantindo maior segurança no atendimento. Nesse momento, toda parceria de aquisição de EPIs é bem-vinda, uma vez que precisamos seguir as medidas de prevenção, a fim de garantir o melhor cuidado à população. Afinal, as outras doenças não deixaram de existir”, ressalta Claudia Gorini, responsável pelo pedido de doação, coordenadora da Residência de Clínica Médica e professora da UNIFASE/FMP.

O projeto Face Shield NF foi desenvolvido por docentes da UFF e UERJ de Nova Friburgo, junto com a empresa Persona 3D, com o intuito de proteger os profissionais de saúde que estão na linha de frente neste período de pandemia. Ao todo, já foram doadas mais de 35 mil face shields.

“O projeto não possui fins lucrativos. A produção dos protetores faciais é totalmente doada para instituições de saúde para suprir uma carência de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) nessa área. Para que nossa produção não pare, precisamos de doação de matérias-primas, como chapa ou bobina de PET; PETG e acetato ou policarbonato (material deve ser translúcido)”, explica Lucas Venâncio Pires de Carvalho Lima, vice-diretor e professor adjunto do Instituto Politécnico de Nova Friburgo (IPRJ/UERJ).

As pessoas interessadas em realizar doação de matéria-prima devem entrar em contato através do e-mail: faceshield.[email protected]

Hospital Alcides Carneiro recebe inspeção técnica da Vigilância Sanitária Estadual e Conselho Regional de Medicina

Nesta semana, o Hospital Alcides Carneiro (HAC) recebeu as visitas de técnicos e fiscais da Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Regional de Medicina (CREMERJ), respectivamente. As vistorias duraram toda a manhã e tinham como objetivo a verificação das condições de atendimento, de entrega de EPIs, leitos destinados à Covid19 e funcionamento do hospital, em geral. Além disso, foram vistoriados outros itens, como almoxarifado, insumos de farmácia, equipamentos de proteção individual em estoque e acompanhamento hospitalar, entre outros.

Os órgãos também fizeram a exigência de apresentação de documentos como a solicitação legal do hospital por parte do CREMERJ, protocolos de atendimento e higienização, pela Vigilância Sanitária e todos os controles de fluxos internos da unidade. De acordo com a prefeitura, mais uma vez, o hospital atendeu a todos os requisitos, comprovando que está em plenas condições de atendimento à população.

Irmãs engenheiras confeccionam face shield e doam para a Prefeitura

Uma boa ideia e a vontade de ajudar o próximo motivaram duas irmãs de Petrópolis a confeccionarem face shields para doar para a prefeitura. O objetivo era produzir uma ferramenta que pudesse ser utilizada pelos funcionários públicos no enfrentamento ao novo coronavírus. A inspiração veio de um youtuber de São Paulo, que produziu vídeos tutorias ensinando a produzir o equipamento.

“A gente viu o vídeo na internet, gostou da ideia e resolveu fazer também”, conta Aline Pissurno que, assim como a irmã Marina Nassif, é engenheira. “Nós temos uma impressora 3D, pegamos o gabarito e começamos a imprimir, a produzir as máscaras”, revela.

Ao todo, elas produziram em casa 38 face shields, que agora poderão ser utilizadas como mais uma proteção dos agentes públicos, das diferentes secretarias municipais, que não interromperam os serviços públicos essenciais e seguem trabalhando durante a pandemia. “A gente entendeu que seria importante doar para o setor público, onde seria mais importante do que no setor privado. Se cada um fizer algo para ajudar, da maneira que puder, vai ficar mais fácil para todo mundo enfrentar esse momento”, avalia Aline.

A doação foi recebida nesta última sexta-feira (17) na prefeitura e será encaminhado em breve para a Secretaria de Saúde, para que possa ser distribuído entre os funcionários que atuam diretamente no atendimento ao público, no cuidado diário com os pacientes e familiares nas principais unidades de saúde do município.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).