Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Vereadores apontam falta de remédios e insumos na rede municipal de saúde

Nesta última quinta-feira (30), os vereadores professor Leandro Azevedo e Gilda Beatriz estiveram no Hospital Alcides Carneiro (HAC), após terem recebido denúncias relacionadas à limpeza, falta de medicamentos e insumos na unidade. De acordo com os parlamentares, “uma das principais preocupações dos pacientes do local é higienização dos banheiros, além da ausência de aventais descartáveis, e do antibiótico Ceftriaxona, utilizado no tratamento da pneumonia”.

“Em uma unidade de saúde de grande importância para o município, como é o caso do HAC, a limpeza e a organização são essenciais. São necessárias ações rápidas e efetivas para melhorar as condições para os pacientes da unidade. As denúncias afirmam que o problema fica mais grave no período da noite, quando o hospital atua com o quadro reduzido de funcionários. Estarei cobrando soluções imediatas para resguardar os pacientes que estão no local”, afirmou o vereador professor Leandro Azevedo.

Outro ponto levantado pelo parlamentar foi acerca dos vencimentos dos funcionários da UPA, que permanecem em atraso. Segundo as informações recebidas pelos vereadores, o pagamento será realizado até a próxima segunda-feira. A vereadora Gilda Beatriz afirmou que estará encaminhando ofícios e continuará cobrando soluções para o local.  “O HAC é um hospital de grande importância para o nosso município e não podemos aceitar a falta de limpeza no local. Estarei cobrando a solução dos problemas, como é o caso da falta dos aventais, algo de extrema necessidade no dia a dia da unidade de saúde”, declarou.

Os vereadores também estiveram no Almoxarifado Central da Secretaria de Saúde, que abastece os Postos de Saúde, o Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira e do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE). Ainda de acordo com eles, foi constatada a falta de aventais descartáveis longos, lancetas para diabéticos, metformina de 850, Losartana, Diazepam e Gadernal.

“Desde dezembro do ano passado esses remédios não estão regulares na rede municipal. Falta a lanceta para os diabéticos, algo que é recorrente devido a um problema licitatório, além da ausência de metformina, remédio que também são usados pelos diabéticos. Uma situação muito preocupante. Também faltam remédios para os pacientes com doenças mentais, como Diazepam e Gadernal. Isso é muito sério. Esses pacientes não podem ficar sem estes medicamentos”, apontou Gilda Beatriz.

“É uma situação que observamos constantemente em nossas fiscalizações. A rede municipal de saúde precisa de uma logística adequada e agilidade para o fornecimento destes materiais e remédios para os nossos postos de saúde e hospitais”, completou.

Os parlamentares encaminharam ofícios cobrando a solução dos problemas encontrados e afirmaram que continuarão acompanhando a situação fornecimento para os postos e hospitais da rede municipal.

Em nota, a prefeitura informou que “o HAC possui uma funcionária por setor e, durante o dia, uma colaboradora ‘diarista’ ainda ajuda na realização do serviço. Todos os banheiros são limpos e higienizados a cada hora. Vale dizer que o mesmo serviço é realizado no turno da noite”.

O município afirma ainda que “não estavam faltando capotes no hospital. A empresa responsável pela entrega faz a distribuição de 200 por dia. Vale dizer que nesta sexta recebemos 5 mil. O antibiótico Ceftriaxona já foi entregue à farmácia da unidade e vem sendo utilizado no tratamento de pacientes com quadro de pneumonia. Em relação às observações feitas no almoxarifado central, informamos que os aventais vêm sendo distribuídos à unidade pela Secretaria de Saúde, com a coordenação das superintendências. Com o final da licitação e pedidos de maior porte, na próxima semana, o material volta a ser distribuído pelo almoxarifado. Sobre o questionamento a respeito dos medicamentos de saúde mental, estamos aguardando a entrega por parte das empresas. As lancetas também devem ser entregues ainda na próxima semana, uma vez que já terminamos a licitação”, encerra a nota.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).