Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadeTurismo

Confira os atrativos turísticos que voltam a funcionar nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (8), os atrativos turísticos de Petrópolis estão autorizados a reabrir. E a partir desta sexta-feira (9), Petrópolis inicia um período de teste para a flexibilização do controle sanitário nas entradas da cidade, baseado nas notas técnicas da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária.

Assim como as demais atividades já flexibilizadas, as instituições também deverão seguir um protocolo, autorizado pela vigilância sanitária, como a organização da fila, respeitando o espaçamento de 1,5 m; a utilização de máscaras tanto para os visitantes, quanto para os funcionários; disponibilização de álcool em gel; limpeza constante; entre outras. Além disso, em espaços fechados deverão ser limitados a 50% o acesso dos visitantes. Os restaurantes e lanchonetes também precisam seguir as regras, ou seja, devem cumprir uma série de regras sanitárias para garantir a higienização dos estabelecimentos e normas de atendimento, como distanciamento entre clientes e mesas, redução da capacidade de atendimento, entre outras. O decreto ainda será publicado.

O município administra o Museu Casa de Santos Dumont e o Museu Casa do Colono, que serão reabertos. O Tour Cervejeiro da Bohemia também volta a funcionar com 50% de sua capacidade total. Outra atração que reabre as portas é o Museu de Cera, que funciona na Rua Barão de Amazonas, nº 35 – Centro.

Já o Museu de Porcelana vai reabrir no sábado (10).

Demais pontos turísticos continuam sem data de reabertura

Ainda não há previsão para a reabertura do Museu Imperial e do Palácio Rio Negro. As instituições são vinculadas ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo, e aguardam a autorização do órgão para a reabertura.

O Sesc Quitandinha também ainda não tem data de reabertura, assim como a Casa da Ipiranga.

Sindicato acredita que abertura dos pontos turísticos vai impulsionar setor ainda neste ano

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis está projetando um reaquecimento da economia com contratações para hotéis e restaurantes ainda neste ano. A expectativa é baseada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou agosto como o primeiro mês de 2020 com mais contratações do que demissões. A entidade acredita que a abertura dos pontos turísticos no Centro vai impulsionar ainda mais o setor.

“É importante que haja esta retomada do setor turístico para evitarmos uma forte recessão e, consequentemente, aumento do desemprego. Sabemos que o turismo é um dos pilares da economia na cidade, movimentando ainda outros setores, como serviços e comércio”, afirma Germano Valente, presidente do Sindicato.

Segundo ele, aumentou a procura de turistas por Petrópolis. Também cresceu a movimentação nos bares e restaurantes. Todas as atividades estão seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19 orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Sabemos que todos os cuidados devem ser tomados neste momento de pandemia e não estamos medindo esforços para adotar as medidas necessárias para proteger tanto os clientes quanto nossos colaboradores”, disse Germano.

Importante ressaltar que os atrativos turísticos deverão seguir o protocolo autorizado pela Vigilância Sanitária. Entre as principais determinações está o limite de 50% de visitantes nos ambientes fechados, além de todas as outras medidas de prevenção ao coronavírus, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento e uso obrigatório de máscaras.

Germano destaca também que a expectativa para o setor é de que esses primeiros meses após a flexibilização do isolamento sejam mais promissores para o turismo regional de carro, atraindo moradores de cidades ou Estados próximos, como da própria capital do Rio e de Minas Gerais.

 

*Matéria atualizada às 18h22

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).