Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidadepublieditorial

Petrópolis usa aplicativos para smartphones para auxiliar o cidadão

O smartphone se transformou em uma ferramenta indispensável para os brasileiros. A praticidade em acessar e-mails, redes sociais e até mesmo jogos on-line é um diferencial do dispositivo. Por conta disso, algumas ações em Petrópolis estão focando no uso do aparelho para facilitar a vida das pessoas. O aplicativo Cittamobi, por exemplo, virou algo essencial para quem necessita de ônibus para se locomover na cidade.

Segundo números divulgados pelo IBGE em 2020, cerca de 79% dos brasileiros possuem aparelhos celulares para uso pessoal, seja um smartphone ou não. Isso mostra como o dispositivo móvel já é algo popular no Brasil. A expectativa para os próximos anos, apesar da crise financeira, é que este número continue a crescer. O Rio de Janeiro não fica de fora disso, pois o estado também teve um crescimento nas vendas desses aparelhos, assim como acontece por todo o país.

Um dos principais motivos é o uso desses aparelhos para o entretenimento virtual. Por exemplo, plataformas de streaming, como o Spotify e a Netflix, possuem aplicativos para quem quer ouvir música ou ver filmes pelo smartphone. O mesmo acontece com os jogos on-line, principalmente nas plataformas de cassino mobile, como a While Lion e a Unique, que possuem aplicativos dos jogos desenvolvidos para dispositivos móveis. Além disso, os próprios jogos para celular nas lojas da Apple e Google, como o PUBG Mobile e o Subway Surfers fazem sucesso e são usados por milhões de brasileiros.

Para aproveitar essa tendência que atinge o país, Petrópolis vem lançando iniciativas voltadas para quem possui um smartphone. A Rua Teresa, por exemplo, ganhou um perfil no Instagram para divulgar os negócios locais, como peças e acessórios das lojas do polo. O sucesso foi imediato e o perfil na rede social já conta com mais de 70 mil seguidores.

Tecnologia nos serviços

Entretanto, é na área dos transportes que os smartphones podem ser ferramentas preciosas para as pessoas. Desde junho deste ano, os passageiros de ônibus de Petrópolis podem acompanhar pelos aplicativos Cittamobi e “Vá de Ônibus” os horários programados nas paradas. A ideia é facilitar o planejamento de quem depende desse tipo de serviço para se locomover para o trabalho, ou então para qualquer tarefa diária.

Os aplicativos são gratuito e estão disponíveis para smartphones com os sistemas Android e iOS. Apesar de parecer uma novidade, esse sistema é comum em grandes capitais do Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o usuário pode usar tanto o Ônibus.Rio como o Moovit para acompanhar os horários de chegada e partida dos ônibus da região.

Essa iniciativa pode se expandir para outros tipos de serviços, principalmente quando o assunto é mobilidade. Desde 2018, Petrópolis conta com diferentes aplicativos para smartphone que oferecem transporte particular, táxi e serviços dessa área. Empresas como 99, Waze, DigiPare e o Uber podem ser usadas na região, e fazem sucesso entre os moradores que possuem um celular com acesso à internet.

Impacto na educação

Fora o uso em serviços de transporte, o smartphone também é uma ferramenta interessante para a área de educação. Por exemplo, plataformas como a Kindle e a Rakuten, que oferecem uma biblioteca imensa de livros digitais, possuem aplicativos específicos para quem quer ler usando o celular. A ideia é oferecer uma alternativa para quem não tem um leitor de livros digitais, que é a plataforma utilizada para essas leituras, mas possui um smartphone.

Os cursos e os workshops também parecem interessados em investir no celular. Algumas plataformas de cursos online, como a Alura e a FGV, possuem aplicativos ou sites voltados para o uso mobile. A ideia é facilitar o acesso das pessoas, independente do lugar onde elas estão. Afinal, se é possível jogar online ou acessar redes sociais, o aparelho também pode servir como uma forma de aula à distância.

Os smartphones estão começando a ganhar cada vez mais espaço no Brasil, seja em Petrópolis ou em outras cidades menores do país. Por isso, é importante saber utilizar o dispositivo como uma ferramenta que facilite a vida das pessoas, seja para o entretenimento, para a educação ou então para olhar o horário do ônibus. Petrópolis já toma iniciativas para que isso aconteça, e a expectativa é que mais iniciativas apareçam nos próximos anos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).