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Conta de luz mais cara em dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts/hora consumidos.

Em maio deste ano, em razão da pandemia de covid-19, a Aneel havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano. Entretanto, em reunião extraordinária nesta semana, a diretoria do órgão avaliou que a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia justificavam o aumento.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.

O Procon Petrópolis alerta os consumidores para que fiquem atentos aos valores cobrados e acompanhem de perto o consumo de energia, observando o medidor regularmente para evitar surpresas na hora de pagar a conta. Medidas de economia também devem ser tomadas, como manter as luzes apagadas durante o dia, em dias de calor evitar usar o chuveiro elétrico e tentar reduzir o uso de eletrodomésticos.

Para a Coordenadora do Procon, Raquel Motta, uma atenção especial ao consumo nesse momento é fundamental. “É importante que os consumidores possam acompanhar os valores cobrados. Uma dica é acompanhar o consumo através dos medidores. Normalmente o consumidor não tem o hábito de verificar os medidores, nem mesmo sabem a data de leitura. Isso é importante porque é um modo de controle da conta. Outra dica importante é economizar tanto o gasto com luz quanto o de água. Em casa tempo de uso do banho, luz esquecida acessa. Consumo consciente é palavra de ordem para quem quer pagar menos nas contas”, disse Raquel.

Qualquer problema que o consumidor tiver com a conta de luz pode recorrer às agências da Enel e, no caso de não resolução dos problemas com número do protocolo na agência procurar o Procon, ou pelos canais de atendimento do órgão.

*Com informações da Agência Brasil

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