Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Petrópolis conta com 408 leitos destinados à Covid, somando as redes pública e privada

Até esta última sexta (9), havia 330 internados na rede de saúde da cidade.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em três meses, Petrópolis aumentou em 90,54% o número de leitos clínicos e em 31,86% os de UTI para pacientes com Covid-19.

A rede pública de saúde da cidade, que em dezembro contava com 165 leitos, sendo 91 de UTI e 74 clínicos, hoje tem 261 vagas: são 120 leitos de UTI e 141 clínicos. Somando as redes pública e privada, Petrópolis conta hoje com 408 leitos.

Levando em conta os leitos destinados a pacientes com covid-19 há um ano, em abril de 2020, verifica-se um aumento de mais de 78,76% no número de vagas para internação. Na época, o município contava com 146 leitos para coronavírus, somando de UTI e clínicos.

De acordo com o boletim epidemiológico desta última sexta-feira (9/4), 154 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 176 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 330 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 79,53% e 85,34% em leitos de UTI. Petrópolis registra 790 óbitos desde o início da pandemia.

Unidades de apoio àC covid-19

Hoje, além dos leitos próprios no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) e no Hospital Alcides Carneiro, e da UPA Vermelha (Cascatinha), Petrópolis conta com leitos pactuados no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) e SMH-Beneficência Portuguesa. Há ainda, o Hospital Clínico de Corrêas (UTI Covid) e o Hospital Santa Mônica, que foram requisitados pelo governo municipal e declarados unidades de apoio na cidade no combate à Covid-19. O primeiro tem atualmente 15 leitos de UTI em operação, mas há possibilidade de ampliação, com a chegada de insumos e reforço das equipes. Já o segundo tem 51 leitos clínicos, sendo 2 intermediários.

“É importante que todos entendam que as ações para ampliação de leitos não diminuem a necessidade de a população manter – até aumentar – os cuidados para prevenir o coronavírus. O uso de máscaras é indispensável, assim como os cuidados para higienização das mãos. É importante, ainda, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Precisamos, todos, atuar para conter o vírus”, disse o prefeito.

Após recorde em março, SMS diz que Petrópolis registra queda na demanda nos pontos de apoio

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, números registrados nos pontos de apoio em Petrópolis destinados ao atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 mostram que houve queda na demanda nesta última semana, com reflexo direto nas internações.

Comparando os dados da semana de 31/03 a 06/04 com os da semana anterior, 24/03 a 30/03, é possível verificar queda de 30% na procura, de quase 2 mil atendimentos para cerca de 1.400. O número registrado agora é semelhante ao verificado no início de março, na semana do dia 3 ao dia 10.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).