Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Projetos Sociais

Espaço de Acolhimento Padre Francisco vai receber pessoas que vem à cidade em tratamento oncológico

Com o objetivo de acolher pessoas de outros municípios que fazem tratamento oncológico ou hemodiálise em Petrópolis, foi inaugurado o Espaço de Acolhimento Padre Francisco Montemezzo, que entra em funcionamento nesta semana, num prédio anexo à Igreja de Santo Antônio no Alto da Serra.

Segundo a Irmã Dilma Maria, assessora da Pastoral da Caridade, o Espaço de Acolhimento foi criado a partir do desejo do Padre José Celestino em ter um local par acolher os irmãos necessitados. Muitos são acolhidos pela casa da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) e por outras instituições, mesmo assim, a demanda é maior do que a existência de locais para acolhimento. Por isso, o espaço estará aberto a todas as pessoas, desde que atendam aos critérios de acolhimento e estejam acompanhadas por um cuidador.   

Ainda segundo a Irmã Dilma, seguindo o desejo do Padre Celestino e com apoio da Assistente Social da Mitra Diocesana, Gisele Carvalho, o espaço foi criado e contaram com apoio de vários benfeitores e da comunidade católica do Alto da Serra que possibilitaram a construção do imóvel que conta com quatro quartos, cozinha, sala e banheiros.  O espaço será mantido pela Pastoral da Caridade com alimentos, material de higiene e outros insumos necessários para o acolhimento. No entanto, cada acolhido deverá ter um acompanhante que será o responsável pela alimentação de cada paciente.  

Sobre o Padre Francisco

O nome é uma homenagem ao Padre Francisco, que faleceu na última sexta-feira (7), e marcou a cidade com sua grande contribuição com sua atuação no desenvolvimento das comunidades.

Foto: Diocese de Petrópolis

Nascido na Itália, Francisco Montemezzo foi ordenado padre em julho de 1962. Veio para o Brasil, em 1975 e, desde então, esteve atuando em Petrópolis. Inicialmente, se dedicava à Paróquia São José do Itamarati, na Diocese de Petrópolis. Nesta paróquia realizou diversos trabalhos, como a catequese, a formação dos jovens e formação de grupos para rezar na casa das pessoas, aproveitando sempre a Campanha da Fraternidade e a Novena de Natal.

Em 1984, a pedido do então bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, Padre Francisco assumiu a Paróquia Santo Antônio do Alto da Serra, onde permaneceu por mais de 30 anos. Em outubro de 2015, foi nomeado Pároco Emérito da Paróquia Santo Antônio do Alto da Serra e Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Amor Divino. Indo residir no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.

Paralelo ao seu trabalho como pároco, desde sua chegada à Diocese de Petrópolis, foi confessor e diretor espiritual no Seminário Diocesano. Desta forma, ao longo destes 45 anos contribuiu de forma direta na formação dos sacerdotes diocesanos. Nos últimos anos, pela convivência diária, os seminaristas tiveram a oportunidade, não apenas de ouvir suas histórias e ver sua atenção às pessoas, mas de testemunhar sua espiritualidade, seu cuidado com o celebrar e seu amor à Virgem Maria.

*Com informações da Diocese de Petrópolis

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).