Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Homenagens, culto ecumênico e as cores da Alemanha no Cristo Redentor e no Trono de Fátima marcam Dia do Colono

O dia 29 de junho, que marca a chegada dos primeiros colonos germânicos à Cidade Imperial em 1845, será marcado por uma extensa programação da 32ª edição da Bauernfest. Pela manhã, às 9h, acontece a comemoração dos 176 anos desta data no Obelisco. Na sequência, às 9h30, será a vez da homenagem ao Major Julio Frederico Koeler na Praça Princesa Isabel. Às 10h30 será realizado o Culto Ecumênico, celebrado pelos franciscanos e luteranos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.


Mais em: [Você sabia?] Curiosidades sobre a colonização alemã em Petrópolis


Também nesta terça (29), a partir das 19h30, o Trono de Fátima será iluminado homenageando Petrópolis e os descendentes de colonizadores. Em seguida, às 20h, será a vez do Cristo Redentor ficar iluminado, com projeção alusiva à colonização germânica. A programação poderá ser acompanhada pelo Facebook: http://www.facebook.com/bauernfest.

O evento é uma realização da Prefeitura de Petrópolis em parceria com o Clube 29 de Junho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas do Imperador e da Cervejaria Bohemia. Cabe ressaltar que as equipes de gravação que trabalham na organização da programação online fazem teste de Covid-19 diariamente.

Programação do dia 29 de junho:

09h00 – Homenagem aos 176 anos da chegada dos colonos germânicos na cidade de Petrópolis com colocação de coroa de flores no monumento – Obelisco

09h30 – Homenagem ao Major Julio Frederico Koeler com fala das autoridades. – Praça Princesa Isabel

10h30 – Culto Ecumênico – celebrado pelos franciscanos e luteranos Igreja do Sagrado Coração de Jesus

14h00 – Exibição dos melhores momentos do dia anterior

14h30 – Jogos Germânicos

15h00 – Dança Folclórica Alemã – AGFAP

15h30 – Oficina de Lanternas (Nathalia Pujol e Andreza Militão)

16h00 – Culinária Alemã – Embutidos (Eli Loos)

16h30 – A pronúncia dos nomes dos quarteirões (Nathalia Pujol e Andreza Militão)

16h45 – Dança Folclórica Alemã – AGFAP

17h00 – Artesanato – Adereços e Chapéu (Regina Carrichio)

17h30 – Palestra – Vistas de Petrópolis: imagens e memórias da cidade (Fátima Argon)

18h00 – Sarau da Confraria – Catarina Maul

18h30 – Empresas Alemãs – Cervejaria Bohemia

18h45 – Dança Folclórica Alemã – AGFAP

19h00 – Especial com os Canarinhos de Petrópolis e Meninas dos Canarinhos

19h30 – Acendimento do Trono de Fátima com as Cores da bandeira alemã – Trono de Fátima / Transmissão ao vivo pelo Facebook

20h00 – Acendimento do Cristo Redentor com as Cores da bandeira alemã – Cristo Redentor / Transmissão ao vivo pelo Facebook

Ações sociais também integram as celebrações à colonização alemã

Além da extensa programação cultural, que acontece diariamente no formato on-line com transmissão pelo Facebook; do festival gastronômico que reúne mais de 70 estabelecimentos oferecendo as delícias típicas da culinária germânica em atendimento presencial ou entregas por delivery e da exposição e venda de artesanato, em quatro pontos distribuídos pela cidade, a 32ª edição da Bauernfest também envolve algumas ações sociais, planejadas em função do evento.

Uma delas é a Ação Germânica Solidária, que acontece desde 2017 e é coordenada por Maristela Esch, considerada a primeira dançarina da Bauernfest. Todos os anos, ela promove o recolhimento de doações para instituições diversas. A parceria deste ano é com o Polo de Experiências das Ruas 16 de Março e Alencar Lima, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através da Secretária de Turismo (Turispetro).

A ação tem por objetivo arrecadar material de higiene pessoal, fraldas geriátricas e álcool gel, que serão destinadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). As doações podem ser entregues até o dia 4 de julho em seis lojas da rua e na Cervejaria Bohemia, que também receberá as doações. Os pontos de doação você confere no @rua16demarco no Instagram.

Maristela Esch é uma das maiores entusiastas da festa. “Ser dançarina folclórica germânica para mim é representar e homenagear minhas origens. Cada vez que coloco meu traje para uma apresentação ou quando caminho com ele pelas ruas da cidade me encho de orgulho. E poder usar isso fazendo o bem pelas pessoas é uma satisfação ainda maior”, diz a dançarina.

Outra ação que procura agregar toda a tradição e história do evento em prol do social, buscando conscientizar as pessoas envolvidas com o evento, de forma direta ou indireta, através da realização de um gesto solidário que é a doação de sangue, é a campanha “Bauernfest pela Vida”, uma realização conjunta dos clubes 29 de junho, Instituto Bingen, da Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP), com o apoio da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (FECCAB).

Segundo Marcos Carneiro, diretor cultural da AGFAP, a campanha foi uma ideia conjunta dos clubes que representam a colonização germânica na cidade, em virtude do baixo estoque do banco de sangue neste período pós-pandemia. “Nossa intenção é mobilizar não somente o segmento germânico, mas toda a sociedade petropolitana que de alguma forma se identifica com a festa”, destacou, dizendo que cerca de 40 integrantes dos clubes já haviam se comprometido em fazer a doação.

As doações podem ser feitas no Banco de Sangue Santa Teresa, que é responsável por atender três hospitais credenciados da cidade e região e realiza 650 transfusões por mês, beneficiando centenas de pessoas. Está localizado na Rua Doutor Paulo Hervê 1.130 no bairro Bingen. O local possui estacionamento conveniado para doadores e gratuito durante o período da doação. Mais informações pelo telefone (24) 2245-2324 ou WhatsApp (24) 99269-4355.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).